Disponível na livraria Folha, ‘Os Judeus que Construíram o Brasil’ revela capítulo escondido da história brasileira

Livro 'Os Judeus que Construíram o Brasil' traz detalhes sórdidos da Inquisição portuguesa que transferiu para a colônia a perseguição aos judeus.

Livro ‘Os Judeus que Construíram o Brasil’ traz detalhes sórdidos da Inquisição portuguesa que transferiu para a colônia a perseguição aos judeus.

Resultado de pesquisas realizadas em todo o mundo e no arquivo secreto do Santo Ofício da Inquisição, “Os Judeus que Construíram o Brasil” revela como judeus e novos cristãos foram perseguidos entre os séculos 16 e 18.

Jogando luz sobre uma passagem da história brasileira mantida em sigilo, o livro traz detalhes sórdidos da Inquisição portuguesa que transferiu para a colônia a perseguição aos judeus.

Autorizada pelo Papa, a caça aos judeus começou em 1478 na Espanha e em 1536 em Portugal. Mas só no final do século 16 os portugueses mandaram quadros para o Brasil a fim de vigiar e perseguir os judeus. Distante da Europa, o país foi o destino de muitos convertidos.

Em “Os Judeus que Construíram o Brasil”, lançado pela editora Planeta e com o subtítulo “Fontes Inéditas para uma Nova Visão da História”, as historiadoras Anita Novinsky, Daniela Levy, Eneide Ribeiro e Lina Gorenstein contam como a Inquisição prendeu mais de mil pessoas, provocou o desaparecimento de outras mil e arruinou famílias em todo o país.

*Com informações da Livraria da Folha.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br