Deputado Carlos Geilson declara apoio ao trabalho do secretário estadual da Saúde

Secretário Fábio Villas-Boas (de terno cinza) explica projeto.

Secretário Fábio Villas-Boas (de terno cinza) explica projeto.

Prefeitos e secretários da Saúde dos 28 municípios que compõem a região de Feira de Santana discutiram a constituição do Consórcio Público de Saúde, na tarde desta segunda-feira (25/01/2016), no Hospital Estadual da Criança. Presente no encontro, o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) destacou o modelo de prestação de serviços apresentado pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Villas-Boas.

“Faço uma oposição consciente. A implantação do Consórcio Público de Saúde é louvável. Sem dúvidas vai ser um sucesso. O secretário Fábio Villas-Boas teve uma grande iniciativa”, declara o parlamentar.

O modelo tem a policlínica de alta complexidade como um dos mais importantes equipamentos e é voltado para a ampliação e descentralização dos serviços de saúde. Laboratórios regionais também poderão ser consorciados. O secretário salientou que “o governo estadual vai financiar 40% dos custos do Consórcio Público de Saúde e os 60% restantes vão ser rateados entre os municípios consorciados, de forma proporcional à sua população”. Fábio Villas-Boas ainda acrescentou que o governo baiano vai investir cerca de R$ 13 milhões na construção da policlínica.

No modelo, a unidade de saúde é diferente das policlínicas que já existem em Feira de Santana. No Consórcio Público de Saúde, esse equipamento vai realizar apenas atendimentos eletivos regulados pela atenção básica. O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, declarou estar à disposição para que o consórcio seja implantado.

A policlínica consorciada deve possuir até 13 especialidades médicas e 32 serviços e equipamentos, a exemplos de ressonância magnética e tomógrafos. Também participaram do encontro os deputados estaduais Zé Neto, José de Arimatéia e Jurandy Oliveira. Uma nova reunião entre prefeitos e secretários da Saúde dos 28 municípios deve ser realizada no próximo dia 17 de fevereiro, às 14h, no Hospital Estadual da Criança, para dar continuidade ao processo de implantação do Consórcio Público de Saúde.

Em entrevista ao Jornal Grande Bahia, o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) destacou o excelente trabalho desenvolvido por Fábio Villas-Boas, declarando apoio ao secretário.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br