Coluna de Antônio José Larangeira de 22 de janeiro de 2016

O presidente do Centro das Industrias de Feira de Santana André Regis e família.

O presidente do Centro das Industrias de Feira de Santana André Regis e família.

O usineiro Jose da Costa Falcão e sua filha a aniversariante Adenil de Fátima.

O usineiro Jose da Costa Falcão e sua filha a aniversariante Adenil de Fátima.

Lançando o novo cardápio do Vitrô hoje o chef Wagner Albuquerque e o restaurateur Fernando Silva.

Lançando o novo cardápio do Vitrô hoje o chef Wagner Albuquerque e o restaurateur Fernando Silva.

Vitrô e o novo cardápio

Na atualidade o Vitrô Restaurante é um dos melhores da Bahia, capitaneado pelo restaurateur Fernando Silva e que tem no chef Wagner Albuquerque o seu maestro. Hoje mesmo é um dia festa para a gastronomia feirense, pois está sendo lançado o novo cardápio daquela casa do bom gourmet, com destaques para : Magret de canard – acompanha risoto de alho poro, Carré francês – servido com risoto de trigo em graos e legumes, Lagosta ao bisque – servido com lazanha de legumes, Lagosta a belle meuniere – com  com pure de banana da terra e manteiga de alcaparras; Salmao ao negro –  ao molho pomodoro e arroz negro e Risoto de bacalhau e salada de bacalhau com batatas azeitonas e azeite. Não tem duvida de que é um verdadeiro laboratório da gastronomia da Bahia.

Lançamento MRV

Neste último final de semana, a MRV Engenharia lançou o Parque Flora, o mais novo empreendimento na cidade de Feira de Santana. O condomínio possui uma localização privilegiada: fica no bairro Sim, no início da Avenida Artêmia Pires. São 800 apartamentos, que estão à venda, com previsão de entrega para dezembro de 2017. O gestor de vendas da MRV, Luís Felipe Monteiro, apresentou o empreendimento para jornalistas da região, que puderam conferir o andamento das obras e visitar o apartamento decorado no local.

Patrimonio

Neste mês chega à CAIXA Cultural Brasília a exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – A celebração viva da cultura dos povos. A abertura da mostra é no dia 26 de janeiro, às 19h, e o publico tem até o dia 27 de março para conferir as obras na Galeria Principal, sempre de terça a domingo, das 9h às 21h. Interativa, a exposição apresenta 38 bens culturais do Brasil catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo que cinco deles foram declarados Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A mostra, que já passou por Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife e São Paulo, desembarca em Brasília ampliada. A exposição original apresentava 30 bens culturais declarados patrimônio imaterial. Com a ampliação, pelo Iphan, da catalogação de bens culturais do país, a exposição ganhou oito novas obras que enriquecem ainda mais o conteúdo do acervo, fazendo parte e da mostra os bens imateriais registrados no Brasil em âmbito nacional: oOfício dos Mestres de Capoeira e a Roda de Capoeira. O Teatro de Bonecos do Nordeste:o Cassimiro Coco, no Maranhão e Ceará;João Redondo e Calunga, do Rio Grande do Norte;Babau, da Paraíba; e Mamulengo, de Pernambuco. Da Bahia, oOfício das Baianas de Acarajé, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano e a Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim. Onde ficou o oficio de Vaqueiro, de Feira de Santana?

Quixabeira

Neste final de semana tem festa na zona rural de Feira de Santana. Matinha, antigo povoado que foi elevado à condição de distrito em 2008, vai comemorar seu 8º aniversário. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer definiu a grade de atrações com artistas dos mais diversos estilos musicais. No total serão dez apresentações para animar a população local e visitantes.

A festa começa com cinco shows no sábado, 23 e termina no domingo, 24 com o mesmo número de atrações do dia anterior. O  destaque maior  é o Grupo “Quixabeira da Matinha” que mantém viva e divulga para o Brasil e o mundo, a cultura do samba de roda.

Conselheiros

Tomou posse os novos Conselheiros da Seccional da OAB/BA, além dos novos Diretores da Caixa de Assistência dos Advogados – CAAB para o triênio 2016/2018. Feira de Santana estará representa pelos Conselheiros Carlos Eduardo Guimarães, Alexandre Brandão, Camila Trabuco e Marcos Santanna, além de Pedro Mascarenhas, Vice-Presidente da CAAB. O presidente da Subseção da OAB Feira de Santana, Marcus Carvalhal , que participou de encontro de presidentes de subseções da Ordem dos Advogados em Salvador, informa que na próxima semana deverá ter encontro com a direção da Caixa de Assistência ao Advogado da Bahia (CAAB) para tratar de projetos de interesse da classe.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Outras publicações

Confiara coluna de Antônio José Larangeira de 13 de novembro de 2010 Gasolina volta subir Voltaram a disparar os preços da gasolina nos postos de combustíveis de Feira de Santana. O abastecimento está na ordem de  R$ 2...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 8 de setembro de 2009 O cronista da cidade Zé Coió, o nosso querido Jose Carlos Pedreira, à caminho célere dos oitenta anos, festejou no final de semana sua idade nova. Ami...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 28 de julho de 2009 A Universidade Estadual de Feira de Santana adiou para o dia 11 de agosto de 2009,  às 9 horas, a inauguração do Museu de Ciência e Tecnologia do Obse...

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.