Caminhada Raízes da Bahia leva 10 mil pessoas ao Dique do Tororó, em Salvador

Caminhada Raízes da Bahia.

Caminhada Raízes da Bahia.

O Dique do Tororó foi palco de uma grande celebração da cultura popular no último domingo (24/01/2016). Mais de 1.200 artistas de 36 grupos culturais da Bahia atraíram cerca de 10 mil pessoas à Caminhada Raízes da Bahia. O evento celebrou a pluralidade da cultura de matriz popular em um desfile que contou com fanfarras, companhias de dança, bandas filarmônicas, blocos de brincantes, entre outros grupos populares de Salvador, Região Metropolitana, Recôncavo, Sertão e Baixo Sul.

Realizado pela iContent, o projeto foi apresentado pelo Governo do Estado da Bahia, com patrocínio da Braskem e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, além do apoio da TV Bahia e Rádio Bahia FM. Em cada uma das cinco alas do desfile, representantes da cultura do estado coloriram o Dique e animaram o público que lotou as ruas para assistir ao cortejo. “O objetivo desse evento é promover o resgate da cultura popular valorizando esses grupos que, aqui, estão representando uma boa parcela da diversidade do nosso estado”, destacou Estácio Gonzaga, gerente executivo da iContent.

Presente ao evento, o secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, destacou a importância de dar visibilidade aos grupos, sobretudo, do interior da Bahia. “Temos aqui uma população de vivência unicamente urbana, que hoje, nesse evento, tem contato direto com toda riqueza e diversidade da cultura popular que nos forma. O trabalho cultural que acontece no interior não tem visibilidade e precisa ser visto, valorizado”, resumiu.

desfile

Abrindo a Caminhada, o grupo Zambiapunga, de Nilo Peçanha, puxou a ala amarelo-ouro que contou ainda com grupos como Associação das Baianas, o Samba e Maculelê Raízes de Santo Amaro e o Balé Folclórico da Bahia, todos de Salvador, além dos índios do Os Guaranis, de Itaparica, Congos e Reinado e Chegança, de Cairu, e a Burrinha da Saudade, de Acupe de Santo Amaro.

Na ala seguinte, a azul-celeste, estavam os grupos Barquinha de Bom Jesus dos Pobres, de Saubara, de São Francisco do Conde, o Capabodes e Mandus e o Lindroamor Axé, seguidos por Filarmônica Filhos de Apolo, de Santo Amaro, OBA DX – Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequerê, de Salvador,  Caretas da Praia do Forte, de Mata de São João, Terno das Flores de Matarandiba, de Vera Cruz e Segura a Veia, de Muritiba.

A terceira ala, de cor laranja, trouxe a Chegança dos Marujos Fragata Brasileira, de Saubara, Esmola Cantada da Ladeira da Cadeia, de Cachoeira, o espetáculo Rancho do Boi da Cia. de Danças e Folguedos, seguido pela quadrilha junina Forró Asa Branca, ambas de Salvador, As Paparutas  da Ilha do Paty, de São Francisco do Conde, Caretas do Acupe, de Santo Amaro, Pisadinha do Pé Firme, de Irará e o Terno Anunciação da Lapinha, também de Salvador.

Na ala verde, desfilaram os grupos Nego Fugido do Acupe, de Santo Amaro, Banda Musical Alexandrina Santos Pita e Folia Mamulengos, de Salvador, além de Chegança de Mouros Barca Nova Feminina, de Saubara, Boi Bonito de Vila de Abrantes, de Camaçari, Terno do Sol, de Jaguaripe, e Trança-Fita – Filó Brincante, também de Salvador.

A última ala, de cor vermelha, veio anunciando o Carnaval com grupos tradicionais de Salvador, entre eles Eterna Juventude, Escola de Samba Unidos de Itapuã, Pierrot Tradição de Plataforma, Festa da Baleia de Itapuã e Apaxes do Tororó, no Ouro Negro.

Ao final do desfile, a Caminhada Raízes da Bahia contou ainda com show de encerramento das Ganhadeiras de Itapuã que receberam no palco, como convidados, a cantora Juliana Ribeiro e o compositor Reginaldo Souza.

Outras publicações

Oposição diz que presidenta Dilma Rousseff demonstra falta de respeito com Salvador durante visita Deputado Pablo Barrozo critica visita da presidenta Dilma Rousseff . O vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Pablo Barrozo (DEM...
Equipe de ACM Neto flagra ataques da equipe de Nelson Pelegrino à publicidade eleitoral divulgada em Salvador A equipe de campanha de rua de ACM Neto (DEM) flagrou hoje (07/08/2012) à tarde, na subida da ladeira da Cruz da Redenção, em Brotas, o exato moment...
Salvador: ‘ Juca Chaves – Em Rítmo de Lava-Jato’ estreia no Teatro Eva Herz Juca Chaves completou 56 anos de carreira. Com formação em música erudita começou a compor ainda na infância. Iniciou sua carreira no fim da década ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br