Caminhada ‘Raízes da Bahia’ celebra a cultura popular em Salvador

Quadrila Asa Branca.

Quadrila Asa Branca.

As manifestações culturais mais tradicionais da Bahia vão colorir as ruas de Salvador na primeira edição da Caminhada Raízes da Bahia. O desfile, que acontece no dia 24 de janeiro (domingo), a partir das 16h, no Dique do Tororó, reúne mais de 1.200 artistas populares de Salvador, Região Metropolitana, Recôncavo, Sertão e Baixo Sul. O público é convidado a assistir as fanfarras, quadrilhas, filarmônicas, grupos de dança e blocos de brincantes que ganharão as ruas do Dique em um amplo espetáculo ao ar livre.

Contemplando 36 grupos culturais do estado, a Caminhada exalta a pluralidade da cultura de matriz popular, com propósito de revitalizar, fortalecer e difundir as manifestações culturais da capital e do interior da Bahia. “A ideia é que o público se veja representado por aqueles artistas espontâneos, que fazem arte naturalmente, por tradição, por essência”, destaca Cristina Sá, curadora e coordenadora do evento. Realizado pela iContent, o projeto é apresentado pelo Governo do Estado da Bahia, conta com patrocínio da Braskem e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, além do apoio da Rede Bahia.

A Caminhada Raízes da Bahia será dividida em cinco alas, separadas por cores. Em quatro delas estarão manifestações como o samba de roda, grupo de mascarados, terno de reis, chegança, entre outros. A quinta e última ala faz alusão ao carnaval tradicional, com a presença, por exemplo, de um grupo de pierrôs e de uma escola de samba de Salvador.

“A Caminhada oportuniza o público a conhecer outras versões da nossa cultura, ao apresentar um painel exuberante de diversidade cultural, com elementos oriundos das culturas indígena, africana e europeia num só cortejo, em um único dia”, completa Cristina, que durante 18 anos coordenou a Caminha Axé, que inspira esse projeto. Com ela, estão Tereza Oliveira, na direção artística e Graça Jucá, na produção.

Patrocinadora do evento, a Braskem ressalta a importância do apoio a iniciativas que valorizem a cultura. “Nossa estratégia de responsabilidade social se baseia nos pilares de inclusão social, educação ambiental e promoção cultural. Por isso, buscamos patrocinar e apoiar ações e iniciativas que contribuam para a promoção da cultura local e a valorização das manifestações populares de nosso estado”, destaca Helio Tourinho, gerente de relações institucionais da empresa.

Inédita com esse formato, a Caminhada Raízes da Bahia destaca elementos da cultura popular que até então eram mais conhecidos apenas regionalmente a exemplo dos grupos Esmola Cantada, de Cachoeira, e Congo, Reinado e Chegança, de Cairú, por exemplo. “Essa é apenas a primeira edição da Caminhada, a cada ano pretendemos aumentar a participação dos grupos de cultura popular do nosso estado, contribuindo para a sua manutenção e incentivando as novas gerações”, declara Estácio Gonzaga, gerente executivo da iContent.

Além desses, a caminhada traz ainda grupos de dança, como o Balé Folclórico da Bahia e a Quadrilha Junina Forró Asa Branca, de Salvador, grupos de música, a exemplo do Samba e Maculelê Raízes Santo Amaro e da Filarmônica Filhos de Apolo, de Santo Amaro, blocos de brincantes e carnavalescos como Folia Mamulengos, Trança Fita – Filó Brincante, Zambiapunga e muitos outros. Confira abaixo a lista completa dos blocos participantes.

O evento contará ainda com show de encerramento das Ganhadeiras de Itapuã, grupo tradicional que, em 2015, foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira. A programação fica ainda mais completa com as opções gastronômicas da Praça de Food Trucks, com os trucks Coxinha do Gago, Leca Truck, Na Larica, Sertão Truck e Sushi Truck.

Trajeto

Após a concentração, marcada para as 14h no Estacionamento Externo (portão EE) da Arena Fonte Nova, o desfile partirá da altura do Acesso Sul do estádio, às 16h. A Caminhada seguirá pela Av. Vasco da Gama no sentido contrário ao fluxo de veículos do Dique do Tororó, que terá trânsito interditado no sentido Lapa durante todo o dia. O público que for assistir ao evento encontrará acesso facilitado via do metrô e, para aqueles que preferirem ir de carro, pela Av. Mário Leal Ferreira (Bonocô).

Grupos Culturais

Salvador 

ABDX Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequeré

Associação das Baianas

Bale Folclórico da Bahia

Cia de Danças e Folguedos

Escola de Samba Unidos de Itapuã

Eterna Juventude

Famasp – Banda Musical Alexandrina Santos Pita

Festa da Baleia Itapuã

Folia Mamulengos

Ouro Negro

Pierrot Tradição

Quadrilha Junina Forró Asa Branca

Rancho do Boi

Terno Anunciação da Lapinha

Trança Fita – Filó Brincante

Região Metropolitana

As Paparutas da Ilha do Pati (São Francisco do Conde)

Boi Bonito de Vila de Abrantes (Camaçari)

Capabode e Mandus (São Francisco do Conde)

Caretas da Praia do Forte (Mata De São João)

Lindroamor Axé (São Francisco do Conde)

Os Guaranis (Itaparica)

Terno das Flores de Matarandiba (Vera Cruz)

Recôncavo
Samba e Maculelê Raízes Santo Amaro (Santo Amaro)

Burrinha da Saudade (Santo Amaro)

Filarmônica Filhos de Apolo (Santo Amaro)

Segura a Veia (Muritiba)

Esmola Cantada (Cachoeira)

Caretas do Acupe (Santo Amaro)

Nego Fugido do Acupe (Santo Amaro)

Chegança dos Marujos Fragata Brasileira (Saubara)

Barquinha de Bom Jesus dos Pobres (Saubara)

Chegança de Mouro Barca Nova (Saubara)

Sertão

Pisadinha do Pé Firme (Irará)

Baixo Sul

Congo, Reinado e Chegança (Cairú)

Terno do Sol (Jaguaripe)

Zambiapunga (Nilo Peçanha)

Serviço:

Caminhada Raízes da Bahia

Data: 24 de janeiro (domingo)

Local: Dique do Tororó

Horário: 16h

Evento gratuito

Outras publicações

Secretaria de Saúde empossa técnicos de enfermagem aprovados no concurso da SESAB Mais 107 técnicos de enfermagem aprovados no concurso da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), homologado em setembro de 2009, tomaram posse, nesta q...
Voluntárias Sociais da Bahia realizam bazar no fim de semana Reprodução de página na inernet do site das Voluntárias Sociais da Bahia. Entidade promove evento em Salvador. Com apoio do Governo do Estado, as Vo...
Eleições 2014 – Bahia: Rui Costa recebe apoio do PV de Camaçari Rui Costa e Elias Natan, do PV de Camaçari. O Partido Verde (PV) de Camaçari declarou apoio à candidatura de Rui Costa (PT) ao governo da Bahia. Dur...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br