Bahia inaugura primeiro Centro Vocacional Tecnológico de pesca do Brasil

Prédios do Centro Vocacional Tecnológico de pesca.

Prédios do Centro Vocacional Tecnológico de pesca.

A Bahia ganha na próxima sexta-feira (15/01/2016), o primeiro Centro Vocacional Tecnológico do Pescado (CVTT) do país, construído pelo governo do Estado, através da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), em Santo Amaro da Purificação (a 90 km de Salvador), com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e do governo estadual.  O centro será voltado ao fortalecimento da pesca e aquicultura, por meio da extensão tecnológica e realização de atividades de educação profissional.

O secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, destaca que “a Bahia possui o maior litoral do Brasil, com 1.200 quilômetros de costa e 60 bilhões de metros cúbicos de águas continentais aptas ao uso para produção de pescado. Diante desse potencial, o governo do Estado vem empreendendo ações para estruturar a atividade pesqueira e tornar a Bahia autossuficiente na produção, e o CVTT desempenha um papel relevante neste processo”.

De acordo com o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior, foram investidos quase R$ 8 milhões no CVTT, que ocupa área de mais de três mil metros quadrados, e conta com centro experimental de desenvolvimento de produtos do pescado, incubadora de empresas, restaurante-escola e laboratórios. Ele esclarece que “estudantes de todo o Brasil e até mesmo de outros países poderão se hospedar no CVTT e imergir na cadeia produtiva da pesca, ou realizar os cursos através de teleconferência. A proposta do centro vai além de formar novos pescadores, eles serão empreendedores e técnicos multiplicadores de conhecimento”.

Estrutura

O CVTT possui seis pavilhões, construídos nos padrões de exigência para este tipo de obra: cobertura refratária para bloquear a passagem de calor para o ambiente interno, piso de alta resistência, paredes azulejadas, sistema de ar refrigerado em todos os ambientes, rede wifi e sala de vídeo conferência.

O Pavilhão de Unidade Laboratorial abriga a agroindústria de beneficiamento, e os laboratórios de microbiologia, de análise sensorial, fisioquímico, e incubadoras.

O Pavilhão de Formação Profissional possui salas de aula para 90 alunos, auditório com videoconferência para até 150 pessoas, sala para administração do centro e coordenação, salas de apoio técnico, biblioteca, recepção/foyer, infocentro e almoxarifados.

O centro possui ainda refeitório para 150 pessoas, cozinha industrial, além de pavilhões com alojamentos para técnicos e alunos, que somados, tem capacidade para receber mais de 100 pessoas, tendo também a sua disposição sala de estudos e de conveniência, área de serviço e copa.

Cursos

Entre os cursos e eventos que serão realizados no centro neste ano destacam-se os de Capacitação de Artesãos para o Desenvolvimento de Acessórios de Luxo em Couro de Peixe, Habilitação em Condução de Embarcações de Pesca, Noções de Conservação dos Ecossistemas Marinhos e Povoamento dos Manguezais com Caranguejo Nativo, Consultoria na Área de Alimentos de Pescado e Educação Ambiental, Tecnologia de Pescado e Gestão, Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia com Uso de Fibra de Vidro em Construção Naval, e Noções de Mecânica e Uso de Equipamentos de Navegação.

Outras publicações

Festival do chocolate movimenta região sul da Bahia A Bahia é a principal produtora de cacau do país responsável por 65% da produção nacional. Neste contexto, Ilhéus, no sul do estado, vai sediar o II F...
ADAB apreende mais de 1 tonelada de banana e camarão na primeira semana de 2014 Apreensão Banana no posto fiscal de Itamaraju. O Extremo Sul baiano inicia 2014 com mais de 1 tonelada de produtos de origem animal e vegetal apreen...
Eleições 2014 – Bahia: Lídice da Mata defende mais educação, saúde e o financiamento público de campanha Lídice da Mata: “Queremos colocar, no ensino médio, a escola de tempo integral para garantir que a nossa juventude pobre, negra, da periferia volte p...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br