Ações do governo estadual beneficiam população rural de Senhor do Bonfim

Secretário Jerônimo Rodrigues, agricultor e o governador Rui Costa.
Secretário Jerônimo Rodrigues, agricultor e o governador Rui Costa.
Secretário Jerônimo Rodrigues, agricultor e o governador Rui Costa.
Secretário Jerônimo Rodrigues, agricultor e o governador Rui Costa.

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou entregas e anunciou investimentos para o município de Senhor do Bonfim, localizado no Território Piemonte Norte do Itapicuru. O evento, que aconteceu nesta quarta-feira (13/01/2016), na sede do município, contou com a presença do governador do estado, Rui Costa, dos secretários da SDR, Jerônimo Rodrigues, do Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, da Ciência e Tecnologia, Manoel Mendonça, do chefe  de gabinete da Secretaria de Educação, Wilton Cunha, do superintendente regional da Caixa Econômica na Bahia, Salvador Celson, do coordenador do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), Carlos Brasileiro, de parlamentares, representantes de associações comunitárias e prefeituras da região.

De acordo com o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, a entrega de títulos de terra, de residências, do programa Minha Casa, Minha Vida, de trator com implementos agrícolas, assinatura do convênio para a implantação de uma cozinha comunitária, com assistência técnica continuada e de 40 barracas consolidam uma estratégia do governo estadual para a agricultura familiar no estado da Bahia. “A junção dessas ações garantem o acesso à terra, com cidadania e acesso ao crédito, um trator que auxilia na preparação do solo e melhoria da produção, um convênio para a agroindustrialização dessa produção e barracas, para a fase final da cadeia, que é a comercialização. Esse ano, teremos muito mais, inclusive, com o lançamento de novos editais, a exemplo do edital de apoio a cadeia da Aquicultura e Pesca, nesta sexta-feira (15), em Santo Amaro”.

Durante o ato, onde foram entregues 381 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, a Associação dos Moradores e Plantadores de Frutas e Hortigranjeiros da Fazenda Barroca de Cima e Adjacência (APOG) recebeu um trator agrícola com implementos, resultado de um convênio firmado com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que beneficia diretamente 130 famílias de agricultores do município de Senhor do Bonfim.

Segundo o produtor e vice-presidente da APOG, José Raimundo da Silva Ramalho, a entrega do trator é a realização de mais um sonho da comunidade. “Com a chegada desse trator e implementos, os agricultores orgânicos poderão acelerar e ampliar a produção orgânica no município, melhorando a renda das famílias dessas comunidades”. O município já conta com 45 produtores orgânicos certificados e até março outros 150 deverão receber a certificação.

Entre as ações realizadas pelo Governo do Eestado, por meio da CAR, está a entrega de 40 barracas para a qualificação da feira livre e dinamização da comercialização dos produtos da agricultura familiar no município de Senhor do Bonfim.

Bahia Produtiva

Outra importante ação foi a assinatura do convênio entre a SDR/CAR e a Associação de Lavradores do Povoado de Lagoa do Peixe e Adjacências, de um subprojeto que  beneficiará 20 famílias de agricultores familiares com a implantação de uma cozinha comunitária que irá promover novas formas de produção, utilização e conservação de alimentos de qualidade e fornecimento diário de uma alimentação nutritiva, saudável e diversificada, além da geração de emprego e renda para as famílias beneficiárias.

O valor do total do subprojeto é de R$ 208,100 mil, sendo 33.070 mil de contrapartida da Associação. Além da cozinha comunitária, a entidade receberá ainda assessoramento técnico continuado, prestado pela CAR, por meio de um Convênio de Cooperação Técnica, operacional e financeira entre a companhia e a associação, no valor de R$ 120 mil, para contratação de um agente comunitário rural, que irá trabalhar na área de atuação do Projeto.

Para o vice-presidente da Associação de Lavradores do Povoado de Lagoa do Peixe e Adjacências, José Lopes Cardoso, “esse convênio, que é resultado do esforço dos associados e de técnicos da CAR, é muito importante para nossa comunidade, para que possamos produzir e comercializar a produção de alimentos beneficiados na cozinha comunitária, que garantirá renda para as famílias da comunidade”.

Entrega de títulos de terra

Durante o ato foram entregues ainda 62 títulos de terra a agricultores familiares desse Território de Identidade baiano. A ação, realizada por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), integra a política pública de Regularização Fundiária e Reforma Agrária do governo estadual. Para o agricultor da comunidade de Igara, em Senhor do Bonfim, José Antônio Barbosa, “esse documento, que há muito tempo esperávamos, é uma garantia para nós, mas especialmente, para nossos filhos”.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141152 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário