Um terço da comissão do impeachment da presidente Dilma Rousseff é alvo de ações criminais

Deputado Benito Gama (PTB/BA) responde processo. A lista dos investigados é encabeçada pelo PSDB, com seis nomes, seguido pelo PP, com quatro. Na sequência, aparecem o PMDB, o PSD e o SD, com dois cada.

Deputado Benito Gama (PTB/BA) responde processo. A lista dos investigados é encabeçada pelo PSDB, com seis nomes, seguido pelo PP, com quatro. Na sequência, aparecem o PMDB, o PSD e o SD, com dois cada.

Dos 61 parlamentares escolhidos para analisar o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, pelo menos 20 respondem a inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo levantamento feito pelo Portal “Congresso em Foco“, eles são alvo de investigações preliminares ou ações penais na Suprema Corte. Entre as suspeitas que recaem sobre os deputados que julgaram o impeachment estão crimes de responsabilidade, corrupção, lavagem de dinheiro, crimes eleitorais e contra a Lei de Licitações.

Entre os investigados, 14 serão titulares e seis ocuparão a suplência da comissão. A relação é encabeçada pelo PSDB, com seis nomes, seguido pelo PP, com quatro. Na sequência, aparecem o PMDB, o PSD e o SD, com dois cada. PSC, PTB, PPS e PSB têm um nome cada.

Entre os indicados, há três deputados do PP investigados na Operação Lava Jato. Jerônimo Goergen (RS) e Luiz Carlos Heinze (RS), que serão titulares, e Roberto Balestra (GO), que atuará como suplente, são suspeitos de ter recebido dinheiro desviado da Petrobras.

Alguns dos investigados já são réus. É o caso, por exemplo, do deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), que responde a ação penal por corrupção no Supremo. Presidente licenciado da Força Sindical e criador do Solidariedade, Paulinho da Força é acusado de desviar recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O deputado ainda é investigado em outros três inquéritos por peculato e corrupção passiva.

Confira a lista

PSDB – Titulares:

Nilson Leitão (PSDB-MT)

Rossoni (PSDB-PR)

Shéridan (PSDB-RR)

Suplentes:

Izalci (PSDB-DF)

Rocha (PSDB-AC)

Rogério Marinho (PSDB-RN)

SD – Titular:

Paulinho da Força (SD-SP)

Suplente:

Genecias Noronha (SD-CE)

PPS – Titular:

Alex Manente (PPS-SP)

PSC – Titular:

Pastor Marco Feliciano (PSC-SP)

PMDB – Titular:

Flaviano Melo (PMDB-AC)

Suplente:

Geraldo Resende (PMDB-MS)

PTB – Titular:

Benito Gama (PTB-BA)

PSD – Titular:

Delegado Éder Mauro (PSD-PA)

Suplente:

Silas Câmara (PSD-AM)

PP – Titulares:

Jair Bolsonaro (PP-RJ)

Jerônimo Goergen (PP-RS)

Luiz Carlos Heinze (PP-RS)

Suplente: Roberto Balestra (PP-GO)

PSB – Titular:

Danilo Forte (PSB-CE)

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br