Seminário de criação em circo e teatro ocorre no Norte e Oeste baiano

Carta do  I Seminário de Criação em Circo e Teatro.

Carta do I Seminário de Criação em Circo e Teatro.

O I Seminário de Criação em Circo e Teatro vai atingir territórios do Norte e do Oeste do estado, neste mês de dezembro. Mesas de debates e oficinas gratuitas com os profissionais Fábio Vidal, Fábio Dal Gallo e Lívia Mattos irão envolver artistas dos segmentos. Na cidade de Senhor do Bomfim, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura – CJCC, acontece a etapa Norte, nos dias 5.12 e 6.12. No município de Ibotirama, Centro Territorial de Educação Profissional – CETEP, a programação acontece nos dias 12, 13 e 14.12 de dezembro de 2015.

O conteúdo abrange a Oficina de Teatro Físico, com Fábio Vidal, Oficina de Elementos Circenses, com Fábio Dal Gallo, e Oficina de Música para a cena, com Lívia Mattos, todos estes conteúdos voltados para os processos criativos em Circo e Teatro. Karina Faria e Reginaldo Carvalho serão os palestrantes que atuarão na mesa de diálogos. A mesa de debate será aberta ao público. Já a participação em cada oficina será validada por meio de análise curricular dos interessados, que deverão se inscrever clicando aqui.

Oficinas

Teatro Físico, com Fábio Vidal: A oficina irá abordar elementos de dramaturgia do corpo, o corpo no espaço e dramaturgia na cena, por meio da utilização de improvisações e criação de repertório.

Técnicas Circenses para Criação Cênica, com Fábio Dal Gallo: Propõe a utilização de técnicas circenses, com foco na manipulação de objetos para criação de cenas direcionadas, preferencialmente, ao teatro de rua e espaços circulares.

Música para Cena, com Lívia Mattos: Abordará a relação da criação e uso da música para apresentação de outras linguagens artísticas para cena, destrinchando, mais profundamente, a relação música/circo no Brasil com apresentação de referências dessa interface.

Será permitida a participação de até 30 pessoas por cada oficina, cuja carga horária é de 4 horas. Os participantes das oficinas receberão certificado. O seminário é uma realização da Coordenação de Teatro/Coordenação de Circo/Diretoria das Artes (Dirart), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), e tem como objetivo estabelecer mecanismos de diálogo com agentes atuantes no setor.

O I Seminário de Criação em Circo e Teatro atende a uma das diretrizes da SecultBA, que trata do aprofundamento da territorialização da cultura, visando levar as políticas culturais por todo o território da Bahia. A lista com a seleção dos inscritos será divulgada no site da FUNCEB através do endereço: www.fundacocultural.ba.gov.br.

Mediadores e oficineiros 

Reginaldo Carvalho é professor da UNEB e doutor em Artes Cênicas pela UFBA/ Université Paris Ouest Nanterre La Defense. Atua como pesquisador de Circo e Teatro, especialmente Melodrama, e em Educação nos temas “Fundamentos do ensino de artes” e “Metodologia do ensino de teatro”.

Karina Faria é socióloga ,doutora em Artes Cênicas e pesquisa o Teatro Nordestino Brasileiro, o Teatro Mambembe e o Teatro de Revista Brasileiro. Atuou em diversas montagens junto a diretores como Paulo Cunha, Márcio Meirelles, Fernando Guerreiro, Carmen Paternostro, entre outros. Escreveu e atuou na peça Mulher Popular Brasileira, com direção de João Lima. Atua ainda como arte-educadora, produtora e é membro integrante da Cooperativa Baiana de Teatro.

Fábio Vidal é formado em Interpretação Teatral pela UFBA e fundador do Território Sirius Teatro. Dirigiu e atuou nos premiados espetáculos Sebastião, Seu Bomfim, Velôsidade Máxima e ERê – Eterno Rêtorno. Atualmente desenvolve o espetáculo Joelma.

Fábio Dal Gallo é doutor em Artes Cênicas, pesquisador de circo e professor da Escola de Teatro da Ufba. Atua como malabarista, equilibrista, palhaço, diretor e ensaiador circense e já circulou com espetáculos circenses pelo Brasil, Itália, México e Estados Unidos.

Lívia Mattos é formada em Sociologia pela Ufba e pesquisa a música no circo. Foi no circo que começou a sua carreira artística ao se interessar pelo acordeom como recurso cênico. Em 2008 iniciou sua carreira solo e desde então já se apresentou pela Bahia, Brasil e Europa. Atualmente trabalha em parceria com o cantor e compositor Chico César em shows pelo país, como também pela Europa e América Latina.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br