Salvador: Martagão Gesteira busca apoio da população para reformar prédio antigo

Martagão Gesteira busca apoio da população para reformar prédio antigo.

Martagão Gesteira busca apoio da população para reformar prédio antigo.

Após realizar por mais de 50 anos serviços de alta complexidade para crianças de 0 a 15 anos, o Hospital Martagão Gesteira, localizado no bairro do Tororó, em Salvador, necessita de apoio da população para reformar suas instalações. O prédio da instituição, referência em saúde infantil no estado, tem apresentado infraestrutura precária e algumas áreas desativadas. Preocupadas com a situação do hospital, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) promovem, no próximo dia 18 de dezembro de 2015, um show beneficente da cantora Ivete Sangalo e da Orquestra Juvenil da Bahia (Neojiba), na Arena Fonte Nova. O espetáculo, que homenageará os 50 anos de carreira de Caetano Veloso e Gilberto Gil, é uma maneira de arrecadar fundos para a reforma do Martagão.

Os ingressos para o show estão sendo vendidos em loja exclusiva no Salvador Shopping, nos balcões Ticketmix e A Tarde dos shoppings da Bahia, Barra, Paralela, Salvador Norte, além do Pida, no shopping Piedade, e Academia Vila Forma (Rio Vermelho). Outra maneira de garantir acesso ao espetáculo é através do site do Blue Ticket. O valor dos ingressos, que pode ser parcelado em até duas vezes no cartão, varia de R$ 25 a R$ 700.

Administrado pela instituição filantrópica Liga Álvaro Bahia, o Hospital Martagão Gesteira, que também não tem fins lucrativos, realiza, por ano, quase 58 mil atendimentos especializados, mais de sete mil internações, cerca de 5.700 cirurgias, além de 30 mil diagnósticos. Mais de mil colaboradores oferecem suporte integral para o cuidado físico, psíquico e social das crianças. Para o superintendente da Liga Álvaro Bahia, Antônio Novaes, a reforma do hospital vai refletir na eficiência dos atendimentos.

“O prédio é bastante antigo e atendeu perfeitamente aos pacientes durante todos esses anos. Mas os atendimentos estão começando a ser afetados pela infraestrutura. Pretendemos fazer várias intervenções que vão garantir mais conforto aos pacientes – a exemplo da ampliação dos leitos”, explicou Novaes.

Quem ficou animada com a reforma do Martagão foi a jovem Taiane dos Anjos, que durante toda a infância recorreu aos serviços do hospital. Hoje, aos 26 anos, ela leva o filho Carlos Vinícius, de 6, regularmente para o atendimento médico.

“Tenho uma ligação muito forte com o hospital, meus irmãos e meu filho também. Sempre que precisamos o Martagão nos atendeu da melhor maneira possível. Acho importante ajudar para que ele seja reformado e mantenha o nível dos serviços para as crianças carentes. Para elas, ter um serviço de qualidade gratuito é muito importante”, afirma.

A infraestrutura antiga também conta com brinquedoteca, biblioteca, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e laboratórios. O Martagão Gesteira é uma das principais referências em oncologia infantil do estado e tem salvo milhares de vidas ao longo do tempo. A garota Noeli de Souza ocupa um dos 180 leitos do hospital. Ela, que sofre de anemia falciforme e recentemente teve detectada uma insuficiência mitral, tem recebido todo o suporte da equipe médica.

“Muitas vezes os profissionais da saúde compensam os problemas de infraestrutura do hospital. Minha sobrinha está internada desde o dia 17 e tem melhorado a cada dia. Sou muito grata ao atendimento, mas espero que a estrutura física melhore em breve”, enfatizou a aposentada Sara Santana, tia de Noeli.

Fonoaudióloga há dois anos no Martagão, Monique Braga reconhece o empenho da equipe médica local, porém ressalta que, cada vez mais, tem sido difícil realizar o melhor serviço ao paciente. “Eu sou muito orgulhosa de fazer parte dessa equipe. Mas a infraestrutura, em muitos casos, tem sido um obstáculo para nós profissionais. Mesmo assim procuramos sair todos os dias com o sentimento de que fizemos o máximo que estava ao nosso alcance”.

Outras publicações

Chefe da Casa Civil da Bahia, Rui Costa expõe viabilidade do Porto Sul e FIOL ao jornal Valor Econômico Em matéria publicada no jornal Valor Econômico, nesta segunda-feira (14/05/2012), o secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, destacou a importânc...
Projetos de pesquisa da UNEB são aprovados em edital da FAPESB Dois projetos de pesquisa de professoras da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) foram aprovados em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado...
Bahia – Eleições 2014: sob o comando de ACM Neto oposições unificam disputa com Souto, Góes e Geddel Paulo Souto volta a cena política como candidato ao governo da Bahia. O ex-governador Paulo Souto (DEM) foi escolhido como candidato das oposições a...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br