Salvador: Mapa Musical da Bahia lança coletânea

Mapa Musical da Bahia lança coletânea.

Mapa Musical da Bahia lança coletânea em Salvador.

O programa Mapa Musical da Bahia, que visa identificar, valorizar e promover a diversidade criativa da Música em todo o estado, lançará na quinta-feira (10/12/2015) (quinta-feira), às 14h, no Largo Quincas Berro D’Água, cinco CDs que compõem sua coletânea. A iniciativa é da Coordenação de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), em parceria com a Diretoria do Audiovisual (Dimas-FUNCEB) e com o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), entidades vinculadas à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). O lançamento é gratuito e aberto ao público, em especial aos músicos e demais agentes da cadeia produtiva da música.

Durante o evento, que terá o formato de um pequeno festival, os artistas contemplados apresentarão seus trabalhos e executarão suas músicas, pertencentes à coletânea. Além da divulgação e interação, o objetivo é também despertar no público o interesse em informações sobre os artistas e seus trabalhos e na navegação do ambiente do Mapa Musical da Bahia.

Já confirmaram presença no lançamento as bandas Dimazz, Fred Menendez, Toco Y Me Voy, Neto Lobo E A Cacimba, Alex Mesquita, Conceito Articulado, Victor Badaró, Val Laranjeira, Gustavo de Melo, Coro de Cor, Mauricio Falcão, Edir Carneiro, Ronara Criola, Tabuleiro Musiquim, Rafael Pondé, Suinga, Irmão Carlos, MC Coscarque, Enio e a Maloca, Sapiranga, Alexandra Pessoa, Soraia Drummond, Sertanília e Saca Só.

Em parceria com a Rede SOMUS e o estúdio WR, serão 25 bandas no palco, que tocarão, cada uma, a sua música constante em um dos cinco CDs da Coletânea.

O programa

Criado em 2012, o Mapa Musical da Bahia mapeia informações relacionadas ao setor e mantém um diálogo aberto e constante entre a sociedade civil e o Estado, permitindo a elaboração de estratégias de ação em resposta às demandas apresentadas. O mapeamento funciona através do portal Mapa Musical da Bahia, um sistema online de inscrições cujo endereço é www.funcebdigital.com.br. Qualquer compositor atuante no estado da Bahia pode cadastrar suas obras.

No portal, constam músicas e informações sobre os artistas. Uma comissão de críticos e especialistas em música analisa todo o material enviado. Estão disponíveis para audição as músicas inscritas nas chamadas realizadas em 2012 e 2013 indicadas pela comissão de seleção.

Os desdobramentos do Mapa Musical da Bahia envolvem a difusão radiofônica dos acervos mapeados no Portal bem como a produção de coletâneas musicais sobre as múltiplas vertentes musicais da Bahia, representadas no Mapa. Está prevista também a realização de festivais regionais de música nos macroterritórios, contando com a participação de artistas indicados.

Em setembro deste ano (2015), a FUNCEB abriu a 4ª chamada do cadastramento e recadastramento para o Mapa Musical da Bahia, através do envio dos conteúdos pela internet ou via Correios. O prazo de inscrição e atualização estará vigente até 15 de Março de 2016.

O Mapa Musical da Bahia é pautado numa das diretrizes do Plano Setorial de Música, que se refere à criação de programas e projetos específicos de fomento à música, garantindo a diversidade de gêneros, estilos e tendências musicais.

Agenda

Quando: 10.12, às 14h

Onde: Largo Quincas Berro D’Água, Pelourinho, Salvador

Com: bandas Dimazz, Fred Menendez, Toco Y Me Voy, Neto Lobo E A Cacimba, Alex Mesquita, Conceito Articulado, Victor Badaró, Val Laranjeira, Gustavo de Melo, Coro de Cor, Mauricio Falcão, Edir Carneiro, Ronara Criola, Tabuleiro Musiquim, Rafael Pondé, Suinga, Irmão Carlos, MC Coscarque, Enio e a Maloca, Sapiranga, Alexandra Pessoa, Soraia Drummond, Sertanília e Saca Só

Publicidade

Compartilhe e Comente

Facebook do JGB

Publicações relacionadas

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br