Salvador: Mapa Musical da Bahia lança coletânea

Mapa Musical da Bahia lança coletânea.

Mapa Musical da Bahia lança coletânea em Salvador.

O programa Mapa Musical da Bahia, que visa identificar, valorizar e promover a diversidade criativa da Música em todo o estado, lançará na quinta-feira (10/12/2015) (quinta-feira), às 14h, no Largo Quincas Berro D’Água, cinco CDs que compõem sua coletânea. A iniciativa é da Coordenação de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), em parceria com a Diretoria do Audiovisual (Dimas-FUNCEB) e com o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), entidades vinculadas à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). O lançamento é gratuito e aberto ao público, em especial aos músicos e demais agentes da cadeia produtiva da música.

Durante o evento, que terá o formato de um pequeno festival, os artistas contemplados apresentarão seus trabalhos e executarão suas músicas, pertencentes à coletânea. Além da divulgação e interação, o objetivo é também despertar no público o interesse em informações sobre os artistas e seus trabalhos e na navegação do ambiente do Mapa Musical da Bahia.

Já confirmaram presença no lançamento as bandas Dimazz, Fred Menendez, Toco Y Me Voy, Neto Lobo E A Cacimba, Alex Mesquita, Conceito Articulado, Victor Badaró, Val Laranjeira, Gustavo de Melo, Coro de Cor, Mauricio Falcão, Edir Carneiro, Ronara Criola, Tabuleiro Musiquim, Rafael Pondé, Suinga, Irmão Carlos, MC Coscarque, Enio e a Maloca, Sapiranga, Alexandra Pessoa, Soraia Drummond, Sertanília e Saca Só.

Em parceria com a Rede SOMUS e o estúdio WR, serão 25 bandas no palco, que tocarão, cada uma, a sua música constante em um dos cinco CDs da Coletânea.

O programa

Criado em 2012, o Mapa Musical da Bahia mapeia informações relacionadas ao setor e mantém um diálogo aberto e constante entre a sociedade civil e o Estado, permitindo a elaboração de estratégias de ação em resposta às demandas apresentadas. O mapeamento funciona através do portal Mapa Musical da Bahia, um sistema online de inscrições cujo endereço é www.funcebdigital.com.br. Qualquer compositor atuante no estado da Bahia pode cadastrar suas obras.

No portal, constam músicas e informações sobre os artistas. Uma comissão de críticos e especialistas em música analisa todo o material enviado. Estão disponíveis para audição as músicas inscritas nas chamadas realizadas em 2012 e 2013 indicadas pela comissão de seleção.

Os desdobramentos do Mapa Musical da Bahia envolvem a difusão radiofônica dos acervos mapeados no Portal bem como a produção de coletâneas musicais sobre as múltiplas vertentes musicais da Bahia, representadas no Mapa. Está prevista também a realização de festivais regionais de música nos macroterritórios, contando com a participação de artistas indicados.

Em setembro deste ano (2015), a FUNCEB abriu a 4ª chamada do cadastramento e recadastramento para o Mapa Musical da Bahia, através do envio dos conteúdos pela internet ou via Correios. O prazo de inscrição e atualização estará vigente até 15 de Março de 2016.

O Mapa Musical da Bahia é pautado numa das diretrizes do Plano Setorial de Música, que se refere à criação de programas e projetos específicos de fomento à música, garantindo a diversidade de gêneros, estilos e tendências musicais.

Agenda

Quando: 10.12, às 14h

Onde: Largo Quincas Berro D’Água, Pelourinho, Salvador

Com: bandas Dimazz, Fred Menendez, Toco Y Me Voy, Neto Lobo E A Cacimba, Alex Mesquita, Conceito Articulado, Victor Badaró, Val Laranjeira, Gustavo de Melo, Coro de Cor, Mauricio Falcão, Edir Carneiro, Ronara Criola, Tabuleiro Musiquim, Rafael Pondé, Suinga, Irmão Carlos, MC Coscarque, Enio e a Maloca, Sapiranga, Alexandra Pessoa, Soraia Drummond, Sertanília e Saca Só

Outras publicações

Empreendedores da Bahia terão 2,7 mil vagas em capacitações gratuitas Estão abertas as inscrições gratuitas para cursos de qualificação em gestão empresarial, voltados para microempreendedores individuais e proprietários...
Consórcios de saúde são aprovados pela Assembleia Legislativa da Bahia Ações do Governo do Estado na Área da Saúde, Hospital do Suburbio, Periperi. Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, na noite desta quarta-f...
TJBA avança na valorização do Primeiro Grau com novos servidores, juízes leigos e conciliadores Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) amplia quadro de servidores. Dois compromissos firmados pelo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desemba...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br