Salvador: Escola de Dança da FUNCEB apresenta ‘Mitos da Criação’

'Mitos da Criação' é apresentado pela Escola de Dança da FUNCEB.

‘Mitos da Criação’ é apresentado pela Escola de Dança da FUNCEB.

Mostra artística de encerramento das atividades 2015 do Curso Preparatório da Escola de Dança da FUNCEB acontece no dia 6 de dezembro de 2015, no TCA, com presença de autoridades e gestores de cultura. Com idades variando entre 10 e 17 anos, jovens estudantes do Curso Preparatório da Escola de Dança da FUNCEB vão mostrar o que pensam da origem do mundo. Mitos da Criação é o nome do espetáculo que eles apresentam, no próximo domingo, dia 6.12, às 19h, no Teatro Castro Alves. O evento contará com a presença de autoridades e gestores culturais. O  espetáculo irá receber convidados e as famílias do elenco. A Mostra artística de encerramento de atividades do ano reunirá coreografias organizadas em seis blocos e criadas pelos professores.

No Bloco Big Bang, de abertura do espetáculo, a coreografia BigBoom Bang, de Eberth Vinicius, reúne alunos do Nível Livre do Preparatório A e B. O Bloco Cosmogonia Grega, apresenta as coreografias: Transição, de Roquidélia Santos; Nosso Olhar de Simone Lisete; Naiades, de Andrea Vilaça; Paraíso, de Andrea Vilaça e Simone Lisete; Xaimu, de Nilmara Rocha.

O Bloco Cosmogonia com Matriz Indígena reúne as coreografias: Maracá e Humanidade, da professora Isis Carla; Aimoré, de Raissa Bahia; Só ficará a dança, de Daniel Namkhay; Os 4 elementos … e assim surgiu o primeiro ser humano, de Tariana Costa; Nhanderu, de Nilmara Rocha; Ami, de Soter Xavier.

O Bloco Cosmogonia Judaico Cristã conta com a coreografia Lilith, de Maira Di Natali.

O Bloco Cosmogonia com Matriz Africana é iniciado por Olorum, de Roquidélia Santos, e segue com Saber Ancestral, de Zambi; A terra Prometida, de Matheus Ambrozi; Agoomi, de Raissa Biriba; Diferente Semelhança, de Denise Torraca; Nunflorá, de Nilmara Rocha; Kenuawa, de Roquidélia Santos. O espetáculo será finalizado por coreografia de agradecimento, também de Roquidélia.

Aprimoramento artístico

A Escola de Dança faz parte do Centro de Formação em Artes (CFA), da Fundação Cultural do estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). A Mostra Artística é um evento que incentiva a criação e visa o aprimoramento técnico e artístico. Mitos da Criação do Mundo e do Homem foi o tema sugerido como motivador.

Fundada em 1984, a Escola de Dança da FUNCEB constituiu-se como a primeira escola pública do gênero no país. A instituição, localizada à Rua da Oração, nº 1, Terreiro de Jesus – Pelourinho, atende uma média anual de 1.500 alunos, entre crianças, jovens e adultos, em especial afrodescendentes, oriundos de escolas públicas e moradores de bairros populares. Atua na iniciação, formação técnica e qualificação em dança, com os benefícios da prática artístico-cultural, apresenta à sociedade novos profissionais anualmente e aperfeiçoa o trabalho de artistas que já representam a produção contemporânea da dança baiana.

Além do alinhamento às políticas dos ministérios da Cultura e da Educação, a Escola de Dança da FUNCEB é também conveniada à Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Esta relação abre possibilidades de ação e qualifica o trabalho da Escola, além de fortalecer o reconhecimento da educação através das artes na Bahia. Outro comprometimento é com a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras. Para tanto, a Escola de Dança da FUNCEB garante a inclusão de disciplinas como Dança Afro, Danças Populares e Capoeira nos currículos de seus cursos e realiza eventos de valorização de conteúdos relacionados às matrizes culturais.

A partir de parcerias com grupos e projetos artísticos, mostras e circulação de produtos, alunos e ex-alunos da instituição vêm conquistando reconhecimento no país, inclusive com premiações em festivais e editais de apoio à cultura. Seus cursos regulares são: Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança, Curso de Formação Continuada em Dança – Qualificação Profissional, Cursos Preparatórios, Cursos Livres. Entre os professores que já ensinaram na Escola estão: Mestre King, Augusto Omolu (1962-2013), Paco Gomes, Beth Rangel, Nirlyn Seijas.

Agenda

Quando: 06/12/2015, domingo, às 19h

Onde: Teatro Castro Alves

Ingresso: para convidados

Outras publicações

Ações do Governo da Bahia objetivam inserir estudantes no mundo do trabalho Ações do Governo da Bahia objetivam inserir estudantes no mundo do trabalho. Em 2016, o Governo do Estado vai garantir a cerca de 20 mil estudantes ...
Reitores das universidades estaduais da Bahia pedem apoio ao MEC Gestores da Uneb, Uefs, Uesc e Uesb se reúnem com Aloizio Mercadante. O Fórum dos Reitores das Universidades Estaduais da Bahia foi a Brasília na ta...
Mais Futuro irá recrutar três mil aprendizes no interior do estado da Bahia Estudantes de escolas públicas do interior do estado, entre 14 e 22 anos incompletos, devem se preparar. A Secretaria da Administração (Saeb) e as Vol...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br