Procurador Parlamentar da Câmara pede que Venezuela aceite observadores internacionais nas eleições de dezembro

Deputado federal Claudio Cajado pede que Venezuela aceite observadores internacionais nas eleições de dezembro.

Deputado federal Claudio Cajado pede que Venezuela aceite observadores internacionais nas eleições de dezembro.

Pedido do deputado federal Claudio Cajado (DEM-BA) foi enviado à presidente Dilma Rousseff. O Procurador Parlamentar da Câmara, deputado federal Claudio Cajado (DEM-BA), pediu à presidente Dilma Rousseff que interceda junto ao governo venezuelano para que autorize a ida de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) para as eleições legislativas do país, marcadas para seis de dezembro desse ano. O objetivo é assegurar a transparência do pleito e evitar fraudes. O requerimento contendo o pedido foi aprovado na última quarta-feira (25/11/2015) pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDEN) da Câmara.

No documento, Cajado pede que o Ministério das Relações Exteriores (MRE) dialogue com a embaixada venezuelana no Brasil para que o governo de Nicolás Maduro reconsidere a decisão de negar a ida de observadores da OEA ao país. A alegação do presidente venezuelano é de que a ida dos observadores visa abalar o sistema socialista do país.

“Num cenário tão conturbado, de crise econômica e política, é conveniente que organizações internacionais de inegável prestígio possam atuar como observadores”, declara Cajado. “Para garantir a transparência, a qualidade e a integridade do processo eleitoral venezuelano”, completa.

Um opositor ao governo de Nicolás Maduro foi morto na última quarta-feira durante um comício eleitoral no país. Até agora, apenas os observadores da UNASUL e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) foram autorizados a acompanhar as eleições venezuelanas.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br