Parlamentares de cinco partidos pedem no Supremo Tribunal Federal afastamento do deputado Eduardo Cunha

Parlamentares de cinco partidos pedem no Supremo afastamento do deputado Eduardo Cunha.

Parlamentares de cinco partidos pedem no Supremo afastamento do deputado Eduardo Cunha.

Parlamentares do PSOL, do PT, a Rede, do PSB e do PPS entregaram hoje (15/12/2015) uma carta aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo o afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O apelo foi distribuído aos 11 ministros da Corte e não tem valor jurídico.

No documento, os partidos alegam que Cunha usa o cargo de presidente da Câmara para se defender de acusações privadas.

“No intuito de lhes conferir base factual plena, relatamos situações concretas que revelam que a presidência da Câmara dos Deputados tem sido exercida para benefício privado, autoproteção em investigações e usufrutos inconstitucionais. Como fiscal da estrutura fundamental dos poderes instituídos e do devido processo legislativo, é indispensável que o Supremo resgate a dimensão democrática desta função”, afirmam os partidos.

Mais cedo, após ser alvo de busca e apreensão em mais uma fase da Operação Lava Jato, Cunha disse que estranhou as ações da Polícia Federal (PF) contra ele e líderes do PMDB exatamente no dia de votação do parecer preliminar no Conselho de Ética.

*Com informação da Agência Brasil.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br