Palestra de Frei Betto alerta sobre os desafios de uma mudança de época

Teólogo Frei Betto falou sobre a construção de uma nova humanidade a partir dos valores humanos na educação.

Teólogo Frei Betto falou sobre a construção de uma nova humanidade a partir dos valores humanos na educação.

O filósofo e teólogo, Frei Betto, abordou nesta quarta-feira, (02/12/2015), durante palestra realizada no Congresso Franciscano, no Teatro Bom Jesus, em Curitiba, os desafios para a construção de uma nova humanidade a partir dos valores humanos na educação. Segundo o palestrante, em períodos de mudança de época identificamos as crises de valores, conflitos e intolerância. “As gerações anteriores viveram uma época de mudanças. Sendo diferente do momento atual, onde vivemos uma mudança de época. Este momento significa que os valores antigos serão questionados e, os novos, ainda não estão firmados, nos levando para uma intensa turbulência”, explica.

Durante a apresentação, Frei Betto questionou o papel das escolas na formação de jovens e de crianças, alé de abordar a modernidade como um desafio das relações interpessoais. A tecnologia, por exemplo, afasta as pessoas, e este é um dos grandes desafios de um educador: “Os educadores precisam do contato para enxergar o que existe dentro do outro, e assim poder tocá-lo genuinamente”, explica. O palestrante também questionou a banalização da fé e frisou “O que importa não é ter fé em Deus. Hitler tinha fé em Deus. O que importa é ter a fé de Deus.  Essa sim é capaz de transformar o mundo em um lugar melhor”, finaliza.

Frei Betto é autor de 60 livros, faz parte de movimentos pastorais e sociais, sendo reconhecido pela atuação em prol dos direitos humanos.

Contando com o apoio do Colégio Bom Jesus, da FAE Centro Universitário, da Universidade São Francisco, da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB) e do Instituto de Filosofia São Boaventura, o Congresso Franciscano continua até quinta-feira (03).

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br