Ministro chefe da Casa Civil atribui a atual crise econômica do Brasil a erros cometidos no primeiro mandato do governo Rousseff

Ministro Jaques Wagner reconhece erros do governo.

Ministro Jaques Wagner reconhece erros do governo.

Nem mesmo os integrantes do governo poupam críticas à trágica política econômica de Dilma Rousseff, que vem deixando o Brasil em um buraco cada vez maior. Nesta terça-feira (29/12/2015), o petista Jaques Wagner, ministro da Casa Civil, admitiu que medidas adotadas no primeiro mandato de Dilma provocaram parte dos problemas econômicos enfrentados pelo país, de acordo com matéria publicada pelo jornal O Globo.

Wagner citou os erros cometidos em 2013 e 2014, tais como a desoneração tributária exagerada, programas de financiamento em volume muito maior que o suportado e a diminuição na arrecadação de impostos como as principais razões para a crise. Para o deputado federal Elizeu Dionizio (PSDB-MS), mesmo reconhecendo erros do governo petista, o ministro usa de demagogia para avaliar a situação. “É uma fala demagoga e dolosa. Se quer falar em gastos, poucos dias atrás a presidente foi com uma caravana para a França e gastou valores astronômicos sem de fato ser necessário”, criticou.

O tucano destacou ainda que essa confissão de culpa confirma que Dilma escondeu seus erros durante acampanha eleitoral do ano passado. “Os erros foram cometidos em 2013 e 2014. Portanto, foram erros eleitorais, foram manobras eleitorais para vender uma situação para o brasileiro mais uma vez comprar. E aí não é entregue aquilo que o brasileiro compra”, destacou.

As críticas feitas por Wagner a um suposto rigor excessivo nas medidas adotadas pelo ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy também foram alvo de contestações por parte de Dionizio. “Se o problema, como o próprio Jaques Wagner colocou, de que o remédio dado pelo Joaquim Levy foi muito amargo, quem receitou esse remédio foi a chefe dele, a presidente. Ou ele age com autonomia, sem a supervisão de sua chefe?”, questionou.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br