Mês da Conciliação no TJBA: primeira parcial registra mais de 35 mil acordos realizados

Mais de 35 mil acordos em 47 mil audiências. Estes são os primeiros números das conciliações realizadas pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

Habituado a frequentar as primeiras posições, entre as 27 cortes estaduais, a Bahia tem chance de voltar a ficar entre os destaques, pois a estatística só será fechada no decorrer desta semana.

O número atual corresponde ao desempenho do ano passado, portanto, será ultrapassado à medida em que novas comarcas enviarem os dados. As atualizações não param de chegar ao e-mail de um dos servidores responsáveis pela campanha, Pedro Vivas.

Por enquanto, a Chapada Diamantina tem a melhor participação, com 671 conciliações em Seabra e mais 224 na 1ª. Vara Cível de Itaberaba. A 2ª. Cível de Paulo Afonso, no Norte do Estado, também tem boa atuação, com 173, por enquanto.

Entre os dados computados até o início da tarde desta terça-feira (1), o número total de acordos chegava a 35.411. Já os acordos pré-processuais alcançaram 1.388, enquanto o número total de audiências totalizou 47.120.

Com esta boa participação e a perspectiva de crescimento dos números até a finalização da estatística, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia é um forte concorrente a conquistar pela quinta vez o título de campeão brasileiro em conciliações.

A premiação é concedida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça aos tribunais de melhor participação. A Bahia sempre se destaca: também conquistou quatro vices e chegou uma vez em terceiro lugar, desde que a premiação foi instituída em 2006.

O Mês da Conciliação começou em 3 de novembro com o Acordo Legal, projeto da Corregedoria Nacional de Justiça, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura da Salvador. Os Balcões de Justiça e Cidadania também tiveram atuação destacada, além das conciliações nas comarcas.

Outras publicações

TJBA aprova Moção de Pesar em memória do escritor e filantropo Claudelino Monteiro da Silva Miranda Claudelino Monteiro da Silva Miranda atuou com dedicação em benefício da sociedade e da fraternidade. TJBA presta-lhe homenagem póstuma. Na sessão p...
Objetivando distribuir alegria e esperanças às crianças carentes do município de Santaluz, juíza assina portaria instituindo campanha ‘Natal de Luz’ Juíza conclama comunidade a participar da campanha 'Natal de Luz'. A juíza da Comarca de Santaluz Monique Ribeiro de Carvalho Gomes assinou em 28 de...
Resolução disciplina turno único nas unidades judiciais do Estado da Bahia A Resolução nº 11 do Tribunal Pleno, publicada na edição desta quinta-feira (24/07/2014) do Diário da Justiça Eletrônico, e que dispõe sobre o turno ú...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br