Governo da Bahia emite nota contestando reportagem do Estadão; obras do Porto Sul prosseguem

Infográfico do Porto Sul em Ilhéus. Governo da Bahia diz que obras prosseguem.

Infográfico do Porto Sul em Ilhéus. Governo da Bahia diz que obras prosseguem.

Em nota, emitida no domingo (06/12/2015), Governo da Bahia contestou reportagem do jornal Estadão, ao afirmar que as obras do Porto Sul prosseguem.

Segundo a reportagem do jornal Estadão, o “Governo abre mão de novo porto para concluir a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol)”. A reportagem informa, também, sobre mudanças no trajeto do Fiol com a finalidade de conectar ao porto de Malhado em Ilhéus.

O Governo da Bahia confirmou a continuidade das obras do Porto Sul e informou que existem estudos sobre a possibilidade de acrescentar o Porto de Malhado ao trajeto da Fiol, caso a ferrovia seja concluída antes do Porto Sul.

Confira o teor da nota ‘Processo de construção do Porto Sul segue em andamento’

O Governo da Bahia esclarece que, diferentemente das informações divulgadas por alguns veículos de comunicação, o processo de construção do Porto Sul continua em andamento.

Em paralelo às providências para o início das obras do Porto Sul, o governo trabalha também com uma alternativa: usar o Porto de Malhado, em Ilhéus, para escoamento da produção que chegará através da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol).

Com essa alternativa, a carga transportada pela Fiol chegaria a um centro logístico, que seria construído no município de Uruçuca, a 40 km de Ilhéus, e, de lá, seguiria para o Porto de Malhado em caminhões através da já existente BA-262.

“Essa alternativa só será executada caso a Ferrovia Oeste-Leste seja completamente finalizada antes do Porto Sul”, explicou o coordenador de Infraestrutura da Casa Civil, Eracy Lafuente. Ainda segundo Lafuente, as obras do Porto Sul serão iniciadas tão logo seja obtida a autorização para supressão da vegetação.

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.