Governo contrata mais dois aviões e um helicóptero para ampliar combate aos incêndios na Chapada Diamantina

Governo da Bahia amplia esforços no combate ao incêndio na Chapada Diamantina.

Governo da Bahia amplia esforços no combate ao incêndio na Chapada Diamantina.

Mais dois aviões e um helicóptero foram contratos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), para apoiar as ações de combate aos incêndios na Chapada Diamantina. Atualmente, a operação coordenada pelo programa Bahia Sem Fogo conta com 60 bombeiros militares, 40 brigadistas, 8 peritos, quatro veículos tracionados (4×4), outros dois helicópteros e quatro aviões modelo air tractors (capazes de transportar até 3,8 mil litros d´água).

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, quatro trilhas estão interditadas no Parque Nacional da Chapada Diamantina, área de responsabilidade do Governo Federal: Cachoeira da fumaça, Fumacinha, Véu de Noiva e Buracão. As equipes envolvidas na Operação Bahia Sem Fogo, coordenada pela Sema e executada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), estão concentradas no monitoramento e combate de focos no Vale do Capão, Ibicoara e Pindobaçu.

“Nossas equipes tem apoiado o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela gestão do Parque. Estamos garantindo toda a estrutura (aeronaves, equipamentos e veículos) que está sendo utilizada para fortalecer as ações de combate, como o transporte dos brigadistas voluntários aos locais mais distantes”, destacou Fabíola Cotrim, coordenadora do Bahia Sem Fogo e perita em incêndios florestais.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br