FTC promove manhã de serviços e lazer no Bairro Alto do Papagaio em Feira de Santana

Ação da FTC em Feira de Santana.

Ação da FTC em Feira de Santana.

Foi durante as ações do Dia da Responsabilidade Social, 25 de setembro de 2015, que o líder comunitário Anderson Aparecido dos Santos viu de perto a atuação da FTC Feira de Santana, nos condomínios Aeroporto I e II. Ele não pensou duas vezes e convidou a Instituição para um trabalho em prol dos moradores do Residencial Alto do Papagaio, no bairro do mesmo nome. E na manhã de sábado (5) chegaram ao local serviços nas mais variadas áreas, especialmente saúde.

A rotina do lugar foi alterada pela presença de professores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Medicina Veterinária, Nutrição e Psicologia, que garantiram serviços e atividades para pessoas de todas as idades. “O condomínio tem três anos e a assistência à saúde e as questões sociais ainda são precárias”, justificou o presidente da Associação de Moradores, que contou com o apoio – e a presença – do secretário municipal de Governo, Paulo Aquino.

“Quando a própria comunidade solicita a presença da Faculdade, é porque o nosso projeto de responsabilidade social está no caminho certo”, avaliou o diretor da FTC Feira de Santana, professor Cristiano Lôbo, considerando a receptividade dos moradores do residencial como uma resposta positiva da sociedade. Ele destacou ainda a importância da ação para os estudantes das disciplinas envolvidas, dentro da visão da interdisciplinaridade.

Para os moradores, a presença da Faculdade significou um momento de valorização da comunidade. “Não temos assistência da rede básica”, disse a dona de casa Soraia Magali Marques, de 51 anos, que descobriu estar com a pressão alta e foi orientada a buscar acompanhamento médico. “Vivemos ao léu”, completou Tânia Márcia das Mercês, que aproveitou a manhã para fazer tudo: De teste de glicemia e aferição de pressão arterial a treinamento corporal e até limpeza de pele.

Se para os moradores os serviços foram proveitosos, para os estudantes a experiência foi muito além do que exige a disciplina TID – Trabalho Interdisciplinar Dirigida, que tem como titular a professora Guísala Mamona, coordenadora da ação. “Com o contato direto, percebemos que as pessoas estão se cuidando mais, buscando informações”, atestou a estudante Maria Aparecida Santana, que cursa o 2º semestre de Enfermagem, que participou de uma ação pública pela primeira vez.

Além de teste de glicemia capilar e aferição e pressão arterial, foram feitos atendimentos de orientação nutricional, tipagem sanguínea, informações sobre saúde do homem e da mulher, doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), diabetes, hipertensão e mal de Alzheimer. Também foram realizadas atividades físicas como ginástica laboral, pilates e noções de estética. Os cães e gatos tiveram assistência por meio de vacinação.

Os números

Total de atendimentos – 2.321

Biomedicina – 261

Enfermagem – 831

Fisioterapia – 323

Medicina Veterinária – 449

Nutrição – 406

Psicologia – 51

Outras publicações

Áreas consideradas de risco são mapeadas pela Defesa Civil de Feira de Santana. Leia esta e outras notícias da PMFS A Prefeitura Municipal de Feira de Santana está buscando apoio junto ao Ministério da Integração Nacional para que sejam realizadas intervenções preve...
Técnicos da Conder são convidados a prestar esclarecimentos na Alba sobre projeto executivo da Av. Noíde Cerqueira em Feira de Santana “Fica a dúvida se esses contornos foram elaborados para atender a população ou a demanda imobiliária e interesses econômicos. É no mínimo estranho”, ...
Embasa investe mais de R$ 280 milhões em Feira de Santana Presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo de Oliveira Filho, fala sobre investimentos em Feira de Santana. O presidente ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br