Festa de Santa Bárbara atrai multidão ao Centro de Abastecimento de Feira de Santana

As imagens de Santa Bárbara e de São Jerônimo ficaram expostas no galpão de cereais do Centro de Abastecimento de Santana.

As imagens de Santa Bárbara e de São Jerônimo ficaram expostas no galpão de cereais do Centro de Abastecimento de Santana.

Foram sete mil quiabos que resultaram em três mil pratos de caruru servido com vatapá e frango. O tradicional caruru de Santa Bárbara no Centro de Abastecimento de Feira de Santana marcou as comemorações em louvor à santa, que na umbanda é Iansã, rainha dos raios e trovões, nesta sexta-feira, (04/12/2015).

O branco e vermelho tomou conta do entreposto comercial e enquanto alguns caíam no samba ao som de Mara Araújo e Banda, a fila para distribuição do caruru crescia no Restaurante Popular. Mas deu tempo de comer e voltar para o samba. Ainda se apresentou no palco o grupo da Quixabeira da Lagoa da Camisa.

As figuras emblemáticas das baianas e as mães de santo deram o ritmo aos festejos. Ao tempo que abençoavam a festa e reverenciavam a santa padroeira dos comerciantes do Centro de Abastecimento. As imagens de Santa Bárbara e de São Jerônimo ficaram expostas no galpão de cereais.

“Todos os anos participo dessa festa. É o momento de agradecer as conquistas que a santa nos proporcionou. Ano que vem certamente estarei aqui mais uma vez”, disse Josélia Santana. Ela ainda elogiou: “O caruru estava uma delícia!”.

A festa de Santana Barbara não se resumiu ao caruru. O espocar de fogos no Centro da cidade anunciou o início das comemorações às 7hs, quando o padre Leomário Gonçalves dos Santos celebrou a missa na Igreja Senhor dos Passos.

Logo após a missa, o cortejo das baianas e devotos seguiu as imagens de Santa Bárbara e São Jerônimo, conduzidas em um caminhão do Corpo de Bombeiros até o Centro de Abastecimento, onde o arcebispo metropolitano Dom Zanoni celebrou a missa campal.

Queima de fogos marcam festejos

As comemorações em louvor a Santa Bárbara, padroeira dos comerciantes, atraiu uma grande multidão ao Centro de Abastecimento, na manhã desta sexta-feira, 04. A tradicional festa uniu o profano e o religioso, mesclando a missa celebrada pela Igreja Católica com o samba-de-roda e o banho de cheiro das baianas.

O espocar de fogos no Centro da cidade anunciou o início das comemorações às 7hs, quando o padre Leomário Gonçalves dos Santos celebrou a missa na Igreja Senhor dos Passos.

Logo após a missa, o cortejo das baianas e devotos seguiu as imagens de Santa Bárbara e São Jerônimo, conduzidas em um caminhão do Corpo de Bombeiros até o Centro de Abastecimento, onde o arcebispo metropolitano Dom Zanoni celebrou a missa campal. Ele ressaltou a história de Santa Bárbara, “uma jovem que teve convicção de sua fé e que por causa da intolerância religiosa foi martirizada”.

No entreposto comercial, os comerciantes se misturaram às baianas e caíram no samba, ao som de Mara Araújo e Banda e outras atrações. Também pelo palco o Coral da Família.

Durante o evento, também estiveram presentes os secretários municipais de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior; de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Roberto Tourinho, de Relações Interinstitucionais, Sérgio Carneiro; e o chefe de Gabinete do prefeito, Mário Borges.

Outras publicações

Praquemarido escolhe Feira de Santana para inaugurar primeira loja da rede na Bahia Empresário Matheus Cedraz com a equipe da Praquemarido de Feira de Santana.(Foto divulgação) O número de moradias no país já passa dos 60 milhões. É...
Sindicato de professores universitários da UEFS, encaminha ofício criticado o diretor de planejamento da SAEB, Claudinei Pereira Íntegra do Ofício do SINTEST SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO TERCEIRO GRAU DO ESTADO DA BAHIA - SINTEST UEFS C.G.C. 34.281.725 /0001 - 17...
Faculdade Católica lança cursos em Feira de Santana Foram autorizados os cursos de Licenciatura em Filosofia, Bacharelado em Administração e Bacharelado em Teologia para Feira de Santana. O vice-prefe...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br