Festa de Santa Bárbara atrai multidão ao Centro de Abastecimento de Feira de Santana

As imagens de Santa Bárbara e de São Jerônimo ficaram expostas no galpão de cereais do Centro de Abastecimento de Santana.

As imagens de Santa Bárbara e de São Jerônimo ficaram expostas no galpão de cereais do Centro de Abastecimento de Santana.

Foram sete mil quiabos que resultaram em três mil pratos de caruru servido com vatapá e frango. O tradicional caruru de Santa Bárbara no Centro de Abastecimento de Feira de Santana marcou as comemorações em louvor à santa, que na umbanda é Iansã, rainha dos raios e trovões, nesta sexta-feira, (04/12/2015).

O branco e vermelho tomou conta do entreposto comercial e enquanto alguns caíam no samba ao som de Mara Araújo e Banda, a fila para distribuição do caruru crescia no Restaurante Popular. Mas deu tempo de comer e voltar para o samba. Ainda se apresentou no palco o grupo da Quixabeira da Lagoa da Camisa.

As figuras emblemáticas das baianas e as mães de santo deram o ritmo aos festejos. Ao tempo que abençoavam a festa e reverenciavam a santa padroeira dos comerciantes do Centro de Abastecimento. As imagens de Santa Bárbara e de São Jerônimo ficaram expostas no galpão de cereais.

“Todos os anos participo dessa festa. É o momento de agradecer as conquistas que a santa nos proporcionou. Ano que vem certamente estarei aqui mais uma vez”, disse Josélia Santana. Ela ainda elogiou: “O caruru estava uma delícia!”.

A festa de Santana Barbara não se resumiu ao caruru. O espocar de fogos no Centro da cidade anunciou o início das comemorações às 7hs, quando o padre Leomário Gonçalves dos Santos celebrou a missa na Igreja Senhor dos Passos.

Logo após a missa, o cortejo das baianas e devotos seguiu as imagens de Santa Bárbara e São Jerônimo, conduzidas em um caminhão do Corpo de Bombeiros até o Centro de Abastecimento, onde o arcebispo metropolitano Dom Zanoni celebrou a missa campal.

Queima de fogos marcam festejos

As comemorações em louvor a Santa Bárbara, padroeira dos comerciantes, atraiu uma grande multidão ao Centro de Abastecimento, na manhã desta sexta-feira, 04. A tradicional festa uniu o profano e o religioso, mesclando a missa celebrada pela Igreja Católica com o samba-de-roda e o banho de cheiro das baianas.

O espocar de fogos no Centro da cidade anunciou o início das comemorações às 7hs, quando o padre Leomário Gonçalves dos Santos celebrou a missa na Igreja Senhor dos Passos.

Logo após a missa, o cortejo das baianas e devotos seguiu as imagens de Santa Bárbara e São Jerônimo, conduzidas em um caminhão do Corpo de Bombeiros até o Centro de Abastecimento, onde o arcebispo metropolitano Dom Zanoni celebrou a missa campal. Ele ressaltou a história de Santa Bárbara, “uma jovem que teve convicção de sua fé e que por causa da intolerância religiosa foi martirizada”.

No entreposto comercial, os comerciantes se misturaram às baianas e caíram no samba, ao som de Mara Araújo e Banda e outras atrações. Também pelo palco o Coral da Família.

Durante o evento, também estiveram presentes os secretários municipais de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior; de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Roberto Tourinho, de Relações Interinstitucionais, Sérgio Carneiro; e o chefe de Gabinete do prefeito, Mário Borges.

Outras publicações

Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 26 de Novembro de 2014 O arquiteto Luiz Humberto de Carvalho lança amanhã com Claudius Portugal, Registro Civil. No flash com Lise Werkele. Marcelo Alexandrino vai ser ...
Em Feira de Santana, cantora Luciana Alves promove projeto Quartas MusiCulturais Quartas MusiCulturais convida Feira de Santana à diversão e solidariedade. Acontece no próximo dia 30 de outubro de 2013 a 2ª edição das Quartas Mus...
Índices apontam o mês de maio de 2010 como o mais violento em Feira de Santana, nos últimos cinco anos Índices apontam o mês de maio de 2010 como o mais violento nos últimos cinco anos, período em que foi registrado o maior número de homicídios resultan...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br