Feridas podem indicar anemia falciforme | Por Antonio Rangel

Infográfico apresenta distinção de uma célula normal com relação a uma célula com anemia falciforme.

Infográfico apresenta distinção de uma célula normal com relação a uma célula com anemia falciforme.

A anemia falciforme é a doença hereditária monogênica (relacionada a apenas um gene) mais comum do Brasil. Estima-se que todos os anos apareçam entre 700 a 1000 novos casos de doenças falciformes. Causada por uma mutação no gene que origina uma hemoglobina anormal, a doença caracteriza-se por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que ficam em um formato similar a uma foice, originando o nome da doença. Esses glóbulos também costumam ter um tempo de vida menor e bloquear o fluxo sanguíneo.

No Brasil, a anemia falciforme é mais comum em negros e pardos, mas também acomete pessoas brancas. A doença pode causar dor e lesão em órgãos e ocasionar feridas de pele. Os sintomas costumam ser bastante variáveis e, em alguns casos, a anemia falciforme pode apresentar-se assintomática. Entre os sintomas mais comuns estão dores articulares e abdominais, feridas nas pernas, infecções, enfartes pulmonares, retardo do crescimento e da maturação sexual, além do comprometimento de órgãos, sistemas e aparelhos.

Não há um tratamento específico, os portadores precisam de acompanhamento multidisciplinar especializado constante. Quanto mais cedo começar a tratar, menor as chances de complicações. Entre os produtos e técnicas que ajudam a tratar as feridas e diminuir a dor nas lesões está a membrana regeneradora porosa Membracel, indicada para acelerar a cicatrização das feridas. O uso da membrana diminui consideravelmente a dor, pois isola as terminações nervosas, e favorece a limpeza da ferida através do desbridamento autolítico, promovendo uma cicatrização mais rápida.

*Antonio Rangel é enfermeiro estomaterapeuta – especialista em feridas – da Membracel.

Outras publicações

Enfermeiro: um profissional essencial | Por Antônio Rangel Antônio Rangel é enfermeiro estomaterapeuta da Membracel. Dia 12 de maio de 2015 comemora-se o Dia Mundial do Enfermeiro. Eles estão nos postos de s...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br