Feira de Santana: durante Audiência Pública, comunidade defende construção de parque natural com preservação da Lagoa Salgada

Deputado José Cerqueira Neto (Zé Neto) coordena debate sobre urbanização da região do entorno da Avenida Nóide Cerqueira.

Deputado José Cerqueira Neto (Zé Neto) coordena debate sobre urbanização da região do entorno da Avenida Nóide Cerqueira.

Audiência Pública proposta pelo deputado José Cerqueira Neto (Zé Neto), para debater Avenida Nóide Cerqueira – localizada em Feira de Santana – , aponta a necessidade de construção de Parque Natural de Preservação da Lagoa Salgada. Além desse ponto, a audiência discutiu questões relacionadas à segurança, planejamento urbano e lazer da Avenida. Moradores, empresários, visitantes, autoridades, ciclistas, skatistas, pedestres, motoristas, motociclistas e demais interessados, reuniram-se na noite da última quinta-feira (03/12/2015), no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães para debater sobre questões relacionadas à segurança, ao planejamento urbano e ao lazer na Avenida Nóide Cerqueira. O debate foi promovido pelo Mandato da Luta, do deputado estadual Zé Neto (PT), com o objetivo de esclarecer os próximos passos do processo da obra da Avenida Nóide Cerqueira em Feira de Santana.

Compôs a mesa do evento, o deputado Zé Neto; o vereador Beldes Ramos; o Capitão Alan, do Comando da Polícia Regional Leste; Silvio Dias, representando o Detran; Luiz Baqueiro, Superintendente de Projetos da Conder; Danilo Ferreira, representando a Associação dos Engenheiros de Feira de Santana; Claudio Mascarenhas, Coordenador do Integra Feira – Plano Diretor; Nivaldo Pedreira, da Embasa; e Cleriane Rodrigues, diretora da Coelba em Feira.

Em suas saudações, Zé Neto destacou a relevância do debate para a cidade, o empenho do Governo do Estado para realização das obras da Nóide Cerqueira, além da importância em discutir os passos para garantia de segurança, lazer e progresso da Avenida. “Não há caminho mais produtivo na vida pública do que ouvir a população na hora de tomar decisões. O Governo do Estado agora está construindo o viaduto de retorno da Avenida Nóide Cerqueira que foi construída também pelo Estado e entregue a pouco mais de 1 ano. Precisamos nesse instante disciplinar a sua ocupação, saber como proceder com a ciclovia, com a segurança, com a ocupação dos espaços de lazer, de entretenimento e de esporte e também dar outros passos no sentido de saber como tratar a questão comercial, industrial, residencial. O debate hoje, com diversos atores do Estado, compõe um processo muito importante, principalmente porque a comunidade pode levar suas reclamações, suas intenções, seus posicionamentos e suas propostas para que com isso nós tenhamos mais clareza de como agir e enfrentar os desafios postos para essa importante Avenida da nossa cidade”, afirmou.

Parque Lagoa Salgada

Dentre os principais pontos levantados para o futuro da Avenida, foi proposta pela Conder a construção de um parque natural de preservação da Lagoa Salgada, para fazer do local mais um atrativo da cidade, além de preservar sua história. Luiz Baqueiro falou um pouco da sugestão: “Poderíamos planejar, com o empenho da cidade, essa ocupação da Nóide de forma ordenada, trabalhando a Lagoa Salgada e os demais setores para termos um desenho mais harmônico e mais lógico, do que um processo aleatório de crescimento”.

Zé Neto complementou esclarecendo: “Ficou definido que a Conder vai elaborar um projeto para construção de um parque de preservação ambiental na Lagoa e será um passo decisivo para a preservação e ocupação adequada da Avenida sem nenhum prejuízo a esse importante patrimônio histórico, cultural, climático e ecológico do nosso município”.

Segurança e lazer

Em relação à segurança e à diminuição de acidentes, Silvio Dias ressaltou a importância de ações para redução da velocidade dos automóveis na Nóide Cerqueira. “É uma Avenida que precisa de fiscalização. A Prefeitura precisa agir para colocar redutores de velocidade e radares na Nóide”. Além dele, o capitão Alan completou afirmando que, em relação à segurança pública, já existem ações em prática. “A 66ª CIPM, que atende aquela demanda em termo de policiamento e que toma conta do quadrante Leste-Norte de Feira de Santana, tem buscado desde a inauguração da Nóide, através do seu comandante Major Melo Neto, realizar ações para atender à população que mora e visita a região, como operações matinais, como a Operação Cooper 66 todas as manhãs com policiais sem fardas e demais ações durante o dia”.

Sobre o lazer na Avenida, foram propostas pistas para skate e patinação, além de planejamento de ciclovias para que a bicicleta seja também um meio de transporte na cidade, e não apenas utilizada para diversão.

O deputado finalizou prestando os seus agradecimentos aos presentes e ao Governo do Estado, que tem liberado os recursos para o andamento da obra. “Não tem outra coisa se não agradecer a todos os presentes e reafirmar o nosso agradecimento ao Governador Rui Costa que no mês passado liberou via BNDS os recursos suficientes para a construção do viaduto que caminha com um cronograma extremamente rigoroso e atualizado para que daqui até abril tenhamos essa alça de retorno da Nóide Cerqueira para a BR 324, fazendo com que Feira de Santana tenha a Nóide como entrada e saída do município para Salvador”.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br