Edição 2015 do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré termina neste domingo

Pratos decorados é uma das atrações da edição 2015 do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré.

Pratos decorados é uma das atrações da edição 2015 do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré.

As delícias gastronômicas que compõem o roteiro gastronômico de Itacaré também participam da Segunda edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré. Ao todo são 32 estabelecimentos, distribuídos entre bares, restaurantes, pizzaria, doceria, barracas de praia, creperia, lanchonete, panificadora, burgueria, sorveteria e cafeterias.

No período do festival, os pratos inscritos terão preços promocionais. A novidade neste festival são as festas do chef que acontecerão em dias alternados nos restaurantes Villa Barracuda, Manga Rosa, Casarão Amarelo, Portal da Concha e Nuh Bar e também os shows que contarão com apresentação da Ronara Crioula, da banda Bruta Raça, Zalela, Brilho Negro, Kitute Coelho com o show Cordel e Poesia, É do Samba e Jota Veloso. Fechando o Festival terá um show com Jorge Vercilo em evento privado no stand Conchas do Mar.

Feiras da agricultura familiar e de artesanato acontecerão durante o evento valorizando os produtores da região e estimulando o consumo da produção local. O festival será uma realização da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Turismo e Abrasel, em parceria com a Escola de Culinária Rosa Gonçalves, que está à frente da curadoria do evento, e o apoio do Senac. O evento é patrocinado pela Secretaria de Turismo da Bahia.

Muito mais do que uma variada opção gastronômica e belas paisagens vão animar Itacaré. Vários eventos culturais animam a cidade, inclusive a comemoração dos 20 anos de carreira de Jorge Vercillo, no dia 12 de dezembro, no Stand Conchas do Mar, com abertura dos portões às 21 horas. O cantor e compositor estreia o show da sua mais nova turnê, “Jorge Vercillo – 20 Anos”, na qual o artista celebra duas décadas de carreira e interpreta seus mais marcantes sucessos.

O espetáculo apresenta toda a diversidade musical de Vercillo, dos vários temas de novela, como “Fênix” e “Ela une todas as coisas”, até os hits radiofônicos como “Quem nem maré” e “Monalisa”. Também estão presentes nuances que partem das sofisticadas canções de influência MPB, como “Encontro das águas”, “Face de Narciso” e “Melhor lugar”, até as dançantes “Homem Aranha”, do CD “Elo”, e “Líder dos templários”, do CD “Coisa de Jorge”.

Itacaré – Situada na Costa do Cacau, ao sul de Salvador, a pequena cidade abriga uma grande variedade de belezas naturais: praias maravilhosas, cachoeiras deslumbrantes, Mata Atlântica preservada, rios e manguezais. Muitos consideram como o lugar que tem as melhores ondas da Bahia. Itacaré, com formação geológica única no Nordeste Brasileiro, é muito visitada por praticantes de esportes radicais e de aventura.

A cidade conta com mais de oito mil leitos de hospedagem e 174 bares e restaurantes, divididos entre quatro hotéis, 84 pousadas, 52 casas de temporadas, 27 flats, nove camping, seis hostels e duas hospedagens rurais. O destino turístico tem opções para todos os gostos. Isso sem falar nas 14 encantadoras praias, seis delas urbanas que muitas vezes podem ser vistas da janela do quarto.

Para chegar à cidade, que fica na Costa do Cacau, saindo de Salvador, há a opção de pegar o ferry-boat para Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, e seguir até Itacaré pela rodovia BA-001. Para sair de Ilhéus, o acesso é direto pela BA-001, seguindo o litoral.

O cacau – Derivado do termo kakaw, de origem Maia, não se sabe ao certo quais os primeiros povos que cultivaram o fruto. Antes mesmo dos colonizadores espanhóis chegarem à América, já era plantado pelos índios. O fruto foi ganhando importância econômica com a expansão do consumo de chocolate. Em meados do século XVIII, tinha atingido o sul da Bahia, onde se adaptou ao clima e solo. A região alcançou produção de até 95% do cacau brasileiro. O Brasil é 5° produtor do mundo, ao lado da Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões.

Agenda

De 3 a 13 de dezembro

Participam 3​2​ estabelecimentos

Itacaré para todos os gostos

Cidade na Costa do Cacau recebe segunda edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, até o dia 13 de dezembro

Mais informações   www.festivalsaboresdeitacare.com.br

Outras publicações

Aula show marca abertura do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré Festival Gastronômico Sabores de Itacaré é aberto com aula show. Com uma aula show dos chefs Fabrício Lemos e Liziane Arouca, em praça pública, o mu...
Itacaré reúne dez chefes renomados da gastronomia brasileira Praia da Tiririca em Itacaré. Município recebe festival gastronômico. Durante os dez dias de festival, os moradores e visitantes poderão participar d...
Edição2016 do Festival Gastronômico de Itacaré marca abertura do verão da Bahia Festival Gastronômico de Itacaré está na terceira edição. De 1 a 17 de dezembro de 2016 o município de Itacaré recebe a terceira edição do Festival ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br