Baixa no preço do petróleo pode inibir investimentos no setor, diz especialista

Baixa no preço do petróleo pode inibir investimentos no setor.

Baixa no preço do petróleo pode inibir investimentos no setor.

O baixo preço do petróleo pode, em curto prazo, resultar em ganhos para os consumidores. No entanto, em prazos mais longos, pode implicar riscos para a segurança energética, uma vez que pode desestímular os investimentos no setor, afirmou na quarta-feira (16/12/2012) o vice-diretor executivo da Agência Internacional de Energia (IEA, sigla em inglês), Paul Simons, durante o lançamento da World Energy Outlook 2015, publicação que apresenta um panorama do setor energético no mundo.

Segundo o estudo, cada dólar a menos no custo do barril de petróleo representa uma diminuição média de US$ 15 bilhões nos custos anuais pagos pelos importadores do produto.

Na avaliação de Simons, essa redução de gastos representa “grande oportunidade” para a implantação de reformas nos subsídios direcionados a combustíveis fósseis. “Os baixos preços podem diminuir o apoio político essencial para uma transição energética: menos incentivos significam que 15% dos ganhos de eficiência são perdidos”, disse ele ao apresentar o relatório no Ministério de Minas e Energia.

Ainda de acordo com o estudo, os mercados de energia passarão por uma mudança significativa graças à China. Segundo Simons, ao se mostrar disposta a promover uma transição de seu modelo energético, de forma a desenvolvê-lo de forma mais diversificada e menos intensiva, a China exercerá uma influência no mundo, no sentido de remodelar os mercados de energia. No caso da América do Sul, Simons afirmou que o continente já começa a explorar mais seu potencial de eficiência energética. “Mas há ainda espaço para se fazer muito mais”, acrescentou.

*Com informações da Agência Brasil.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br