Antes das chuvas, feirense deve adotar medidas de prevenção contra mosquito Aedes, alerta Prefeitura

Geralmente a contaminação acontece quando um mosquito pica uma pessoa infectada e passa o vírus das doenças para outra ou mais pessoas.

Geralmente a contaminação acontece quando um mosquito pica uma pessoa infectada e passa o vírus das doenças para outra ou mais pessoas.

As trovoadas ainda não chegaram, mas o perigo pode estar depositado nas paredes de reservatório de água ou em qualquer outra vasilha que acumula água. Uma casca de ovo ou uma tampa de garrafa, por exemplos, já são suficientes. O perigo são os ovos do mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e a chikungunya, que podem estar apenas esperando a água para eclodir. E o verão, a estação preferida pelos insetos para se reproduzir, se aproxima.

É aí que mora o perigo da contaminação. “O comportamento de todos os cidadãos deve ser de prevenção”, afirma o coordenador de Endemias do município, Edilson Matos. “Não oferecer condições para que o mosquito se reproduza é a única opção para que não enfrentemos problemas com estas doenças”. Ele comenta que as chuvas que costumeiramente caem no período estão atrasadas, mas que elas chegarão.
Edilson Matos disse que os agentes de endemias estão usando larvicida nas visitas domiciliares, realizadas a cada 45 dias, mas os moradores devem estar atentos aos seus comportamentos. O larvicida é colocado em pontos que consideram ideais para a reprodução do mosquito. “Eles (os moradores) devem fazer a parte deles, que é adotar um comportamento de prevenção.
Além do produto que destrói as larvas, os agentes de endemias estão usando as bombas costais, tidas como eficientes no combate direto ao mosquito na sua fase alada da vida. Geralmente a contaminação acontece quando um mosquito pica uma pessoa infectada e passa o vírus das doenças para outra ou mais pessoas.

Outras publicações

ASCETEB firma termo de cooperação técnica com a União Motores Retífica ASCETEB firma termo de cooperação técnica com a União Motores Retífica. A Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia - Asceteb e a...
Quatro vítimas fatais foi o saldo da violência registrada ontem em Feira de Santana Foi assassinado com tiros ontem à noite (15/09/2010) o elemento de nome Fabrício Bento dos Santos, 22 anos, residente rua Ipiúna, no bairro Sítio Novo...
Secretaria de administração do governo do estado traz balcão previdenciário à Feira de Santana Balcão Previdenciário atua em Feira de Santana. A Secretaria de Administração do Governo da Bahia traz balcão previdenciário à Feira de Santana. O ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br