André Esteves passa controle societário do BTG Pactual para sete sócios

André Esteves passa controle societário do BTG Pactual para sete sócios.

André Esteves passa controle societário do BTG Pactual para sete sócios.

O banqueiro André Esteves deixou o controle societário do banco BTG Pactual e da BTG Pactual Participations. De acordo com comunicado ao mercado (fato relevante), divulgado hoje (02/12/2012), na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), foi feita uma troca de ações entre André Esteves e os chamados Top Seven Partners, grupo composto por Marcelo Kalim, Roberto Balls Sallouti, Persio Arida, Antonio Carlos Canto Porto Filho, James Marcos de Oliveira, Renato Monteiro dos Santos e Guilherme da Costa Paes, sócios e administradores do Grupo BTG Pactual.

Com essa permuta de ações, houve a alteração no controle societária das companhias, que passa a ser exercido pelo grupo. A alteração de controle societário está sujeita a aprovação do Banco Central.

No último final de semana, Esteves renunciou aos cargos de diretor-presidente e de presidente do Conselho de Administração do BTG Pactual e de companhia ligada ao banco. De acordo com comunicado ao mercado, Persio Arida, que estava no cargo de presidente interino, assumiu a presidência do Conselho de Administração das instituições. Foram eleitos Kalim e Sallouti para o cargo e exercício conjunto, por ambos, das funções de diretor-presidente do Banco BTG Pactual e da BTG Pactual Participations.

Investigados pela Operação Lava Jato, Esteves e o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) foram presos na última quarta-feira (25), acusados de atuarem para obstruir a investigação e tentar fazer o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró desistir do acordo de delação premiada.

Hoje (2), o BTG Pactual também informou que vendeu ações da Rede D’Or São Luiz ao fundo soberano de Cingapura (GIC). Segundo o banco, a transação totaliza o montante total de aproximadamente R$ 2,38 bilhões e o seu fechamento está condicionado à aprovação da autoridade concorrencial competente. A venda pode ajudar o banco a repor a retirada de recursos da instituição, após a prisão de Esteves. Na noite dessa terça-feira, a Moody’s rebaixou o banco ao grau especulativo, devido às dificuldades do BTG Pactual em conservar a liquidez (recursos disponíveis).

*Com informações da Agência Brasil.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br