X Conferência Estadual de Assistência Social ocorre em Salvador

Convite da a X Conferência Estadual de Assistência Social. Evento ocorre em Salvador.

Convite da a X Conferência Estadual de Assistência Social. Evento ocorre em Salvador.

Nos dias 3 e 4 de novembro de 2015, o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), realiza a X Conferência Estadual de Assistência Social, no Fiesta Convention Center, em Salvador. O evento tem como tema principal Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026 e como lema Pacto Republicano  no SUAS rumo 2026: o SUAS que temos e o SUAS que queremos. O objetivo do encontro é  analisar, propor e deliberar as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

A abertura do evento contará com a presença da Secretária Nacional de Assistência Social, Yeda Castro, do titular da SJDHDS, Geraldo Reis, e da superintendente de Assistência Social da SJDHDS, Mara Moraes, além dos profissionais da assistência social e gestores municipais.

Segundo Mara Moraes, o desafio no processo de conferências de assistência social em 2015 é a projeção do direcionamento da política para os próximos 10 anos. “A construção de diretrizes para o Plano Decenal 2016-2026 prevista na programação promoverá uma visão de futuro a partir da reflexão acerca dos acertos e superações que as conferências anteriores e a experiência de implementação do SUAS proporcionaram”, afirma.

Durante o primeiro semestre deste ano, as conferências realizadas em 411 municípios provocaram a discussão em torno do lema proposto e apontou rumos para o amadurecimento da política de Assistência Social na Bahia. Os 934 delegados eleitos nos municípios terão participação protagonista, para que os resultados do processo reflitam a realidade das diversas localidades baianas e possibilitem a construção diretrizes para a política, aderentes à realidade projetada para os próximos 10 anos.

Subtemas e dimensões – Três subtemas nortearão as atividades na conferência: O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios; O Pacto Federativo e a consolidação do SUAS; e Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

Cinco dimensões serão ponto de discussão e delas sairão as propostas para a X Conferência Nacional de Assistência Social. São elas: Dignidade Humana e Justiça social; Participação Social como fundamento do pacto federativo no SUAS; Primazia da responsabilidade do Estado;  Qualificação do Trabalho no SUAS na consolidação do Pacto federativo e Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo. Dessas dimensões sairão as propostas a serem levadas, pelos 54 delegados que serão eleitos na etapa estadual para representar a Bahia na X Conferencia Nacional de Assistência Social, que acontecerá de 7 a 10 de dezembro, em Brasília.

Outras publicações

Secretaria Estadual de Planejamento defende importância de projetos enviados à ALBA A aprovação dos recursos para dois projetos do Executivo estadual, que serão apreciados nesta semana pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) é, de...
Novo Portal da Secretaria Estadual de Cultura já está no ar A Secretaria Estadual de Cultura (Secult) reformulou seu site. O endereço continua o mesmo (www.cultura.ba.gov.br), mas o novo portal vai atender melh...
Vacinas contra meningite C chegam à Bahia em janeiro Até o dia 15 de janeiro de 2010 chegará à Bahia, proveniente dos Estados Unidos, o primeiro lote de vacinas meningocócica tipo C, contendo 175 mil dos...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br