Vereadora chama atenção para a seca nos distritos de Feira de Santana

Aldney Bastos Marques (Neinha) chama atenção para a seca nos distritos de Feira de Santana.

Aldney Bastos Marques (Neinha) chama atenção para a seca nos distritos de Feira de Santana.

Nesta segunda-feira (09/11/2015), durante discurso proferido na tribuna da Câmara Municipal, a vereadora Aldney Bastos Marques – Neinha (PMN) chamou atenção para a situação da falta de água que está causando sofrimento às comunidades rurais de Feira de Santana.

Segundo a edil, a comunidade de Caboronga, situada no distrito de Bonfim de Feira, está sofrendo muito. “A seca assola nossa Caboronga, como em todos os distritos. Chegando ali na casa de minha mãe você pode olhar que já está tudo seco. A falta de água é muito grande, o povo está sofrendo, morar na roça, é morar na caatinga”, disse.

A vereadora afirmou que a comunidade pede socorro. “Bonfim de Feira pede socorro, porque quando bota água no tanque de alguém vai todo mundo buscar, e seu Antônio acaba ficando sem água, por exemplo”, pontuou.

Neinha agradeceu ao secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Welligton Andrade, pelas ações que visam amenizar o sofrimento das famílias rurais, mas, segundo ela, os esforços do poder público não têm sido suficientes para resolver o problema da escassez de água. “Quero agradecer a Welligton Andrade, que colocou um carro de água em Bonfim, mas disponibilizou o carro para três casas e as pessoas estão sem água do mesmo jeito, pois os vizinhos foram buscar”, explicou.

A vereadora cobrou mais carros-pipas. “A seca chegou e gostaria de pedir socorro, os carros são poucos para Feira de Santana, precisamos nos precaver, para dar suporte aos distritos e a região da caatinga”, afirmou.

Em aparte, o vereador Correia Zezito (PTB) participou do debate. “A Fazenda Cajueiro, na Pedra Ferrada também está sofrendo. Já fiz dois pedidos e não chegou, não deu sorte. Não tire a verba da agricultura para outra secretaria para poder comprar carro pipa, não temos carros suficientes porque o prefeito não compra carro. Fazenda Cajueiro está sofrendo com a falta de água”, declarou Correia.

Também em aparte, o vereador Lulinha (PEN) se pronunciou sobre a questão da seca. “Quero parabenizar Vossa Excelência pelo assunto, dizer que passa pelo mesmo problema as comunidades de Venda Nova, Malhador, Boa Vista. Quero lembrar também que o Exército servia o Município com carro-pipa, mas parou, e assim o Município está com dificuldade de atender”, afirmou o edil.

Retomando a palavra, a vereadora Neinha lembrou que a demanda de comunidades que sofrem com a falta de água é grande e sem ajuda do Exército a situação fica mais difícil. “Está faltando dez carros para dar esse suporte aos distritos. Pela quantidade, a demanda é muito grande”, avalia.

Fazendo uso do aparte, o vereador David Neto (DEM) falou a respeito. “Para que o Exército ajude o Município, Feira de Santana precisa entrar com decreto de emergência. A Fazenda Caldeirão, Jaguara, Bonfim de Feira, Jaíba e São José também precisam, e parece que só tem dois caminhões-pipa para abastecer todas as localidades”, ressaltou o democrata.

Na sequência, o edil José Carneiro Rocha (PSL) se pronunciou sobre a situação. “Quero aqui informar que o prefeito já tem tomado todas as providências quanto ao estado de emergência. Tenho certeza de que o secretário tem feito licitação de carros- pipa para atender a demanda, mas em virtude da falta de caminhão, por isso não tenha atendido a demanda”, disse.

Novamente com o uso da palavra, Neinha disse confiar no gestor municipal. “Sei que está na mão do prefeito, confio, acredito, tiro o chapéu para ele e sei que não deixará o povo sem água”.

Novembro Azul

Na oportunidade, Neinha que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara, lembrou a importância de chamar atenção para a campanha do Novembro Azul, que visa conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, e pediu que os colegas também chamem atenção para o assunto.

Outras publicações

Acusados de agressão física são conduzidos à delegacia em Feira de Santana Gilson Barreto de Oliveira, 65 anos, foi encaminhado à delegacia acusado de agredir, Elizabete Pereira, de 36 anos e uma jovem de 13 anos. A guarniçã...
Governo do Estado inaugura estrada no distrito de Humildes em Feira de Santana Estrada do distrito de Humildes em Feira de Santana é inaugurada pelo governo Wagner. A estrada de Humildes, em Feira de Santana, que liga o distrit...
Feira de Santana: secretário de Habitação protocola denúncia no MPF sobre indícios de favorecimento no Programa de Arrendamento Residencial Sandro Ricardo pede ao MPF investigação sobre casas do PAR. O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Sandro Ricardo Espírito Santo proto...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br