Vereador Leandro Guerrilha homenageia Luiz Pedro Irujo com título de ‘Cidadão Soteropolitano’

Leandro Guerrilha homenageia Luiz Pedro Irujo com título de 'Cidadão Soteropolitano'.

Leandro Guerrilha homenageia Luiz Pedro Irujo com título de ‘Cidadão Soteropolitano’.

Em sessão solene marcada para  esta sexta-feira (27/11/2015), às 19h, no Plenário Cosme de Farias, a Câmara Municipal outorgará o Título de Cidadão de Salvador ao empresário e ex-deputado estadual Luiz Pedro Rodrigues Irujo. A iniciativa é do vereador Leandro Guerrilha (PDT), autor do Projeto de Resolução nº 2.446/15 que possibilitou a homenagem.

“Por onde passou, o empresário Luiz Pedro Irujo elevou o nome de Salvador e da Bahia. A homenagem da Câmara Municipal, outorgando o Título de Cidadão de Salvador, é um reconhecimento público dos mais justos”, justificou o vereador Leandro Guerrilha.

Nascido na cidade de São Paulo, em 5 de agosto de 1957, Luiz Pedro Rodrigues Irujo é filho Pedro Irujo Yaniz e Irene Rodrigues Irujo. Formou-se em Administração pela Escola de Administração da Bahia, fez pós-graduado na Michigan State University e mestrado em Comunicação e Marketing na Universidade Católica do Salvador.

Atividades 

No campo profissional, atuou como produtor rural e corretor de seguros e imóveis. Foi membro do conselho administrativo das empresas Nordeste Transportes Especializados e na Nordeste Máquinas e Guindastes Salvador. Também ocupou o cargo de diretor executivo da TV Itapoan, de propriedade da família, e foi membro do Conselho Diretor da Associação Comercial da Bahia e conselheiro da Associação Baiana de Emissoras de Rádio e Televisão da Bahia (Abart), ocupando em seguida a presidência da entidade. Também presidiu o Sistema Nordeste de Comunicação de Radiodifusão e participou de várias empresas na área de hotelaria, transportes e indústria têxtil.

Nos mais de 20 anos de atividade política, foi durante dois anos filiado ao extinto PFL, mudando para o PMDB, partido ao qual foi eleito deputado.  Em sua última legislatura, foi o parlamentar baiano que mais apresentou emendas individuais ao Orçamento da União garantindo infocentros para as cidades do interior.

Em três dos seus quatro mandatos parlamentares financiou do próprio bolso escolas de informática gratuitas em 14 municípios baianos. Só suspendeu as atividades quando o Governo Federal começou a patrocinar os infocentros. Nascido na Espanha em junho de 1930, Pedro Irujo radicou-se na Bahia e naturalizou-se cidadão brasileiro, mas nunca perdeu o forte sotaque espanhol.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br