Velório da desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho reúne magistrados e servidores do TJBA

Velório da desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho.
Velório da desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho
Velório da desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho.
Velório da desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho

O corpo da 1ª vice-presidente de Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho, foi velado na manhã desta quinta-feira (19/11/2015) no átrio do edifício-sede do tribunal, no Centro Administrativo da Bahia, em solenidade que reuniu, além de magistrados, amigos e familiares da desembargadora.

Dez cadetes da Polícia Militar participaram da cerimônia organizada como homenagem póstuma.

Durante a missa, o padre Abel Pinheiro, pároco da Igreja de Nossa Senhora de Sant’Anna, destacou o valor justiça entre os méritos da desembargadora, ao mencionar seu perfil de mulher atuante, voltada para o bem comum, em busca de solucionar conflitos e chegar ao melhor resultado, nos casos de mediação entre as partes.

O coral da Igreja de Nossa Senhora de Sant’Anna entoou cânticos da preferência da desembargadora Vera Lúcia. A organista Alba Helena começou a série com a execução do clássico Canto da Preparação das Oferendas.

O presidente Eserval Rocha, o juiz Joselito Miranda – assessor da 1ª Vice-Presidência e que trabalhava diretamente com a desembargadora Vera Lúcia – e a juíza Marielza Brandão, presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), fizeram pronunciamentos em homenagem à desembargadora.

Antes, o presidente e os componentes da Mesa Diretora colocaram a bandeira do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia sobre a urna. Em seguida, a desembargadora Sílvia Zarif – decana da Corte – colocou as vestes talares da desembargadora também sobre a urna.

As vestes talares são utilizadas pelos desembargadores a partir de similares utilizados na Roma antiga. Têm este nome porque vêm do latim talus, que significa talão ou calcanhar.

A cerimônia fúnebre contou com a presença de desembargadores e magistrados aposentados, servidores, advogados, representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública.

Depois do velório, o corpo seguiu em cortejo para o Jardim da Saudade, onde houve o sepultamento.

Baixe

Homenagem póstuma à desembargadora do TJBA Vera Lúcia Freire de Carvalho

Confira imagens do velório

[wp-flowplus]

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141299 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário