Vara Crime de Alagoinhas realiza primeira audiência por videoconferência

A 1ª Vara Criminal da Comarca de Alagoinhas, a 110 quilômetros de Salvador, realizou nesta segunda-feira, (16/11/2015), a primeira audiência por videoconferência.

O réu Robson Lopes, mais conhecido como “Cavalo Seco”, custodiado no presídio de Serrinha, acompanhou a oitiva que aconteceu em Alagoinhas, com a presença de testemunhas, Ministério Público e o advogado do réu.

O uso da tecnologia facilitou o andamento do processo, uma vez que o juiz Fábio Falcão Santos já havia agendado a audiência por três vezes, mas sem sucesso para a realização. O fato de o preso estar custodiado em Serrinha dificultava o comparecimento dele às audiências designadas.

“Sabemos da dificuldade de estrutura do nosso sistema e de locomoção dos presos. A videoconferência encurtou distâncias e agilizou o processo”, pontuou o juiz titular da comarca, Fábio Falcão Santos.

Robson Lopes está preso desde o início de 2014, sob várias acusações penais em Alagoinhas, entre elas quatro tentativas de homicídio, com dois consumados.

A videoconferência, realizada em uma ação conjunta do TJBA com o Ministério Público, servirá de base para a implementação da iniciativa em outros presídios da região. Em Feira de Santana e Salvador, por exemplo, há vários presos provisórios de Alagoinhas.

“É um instrumento que vem para ficar, gera economia, celeridade e redução de riscos”, pontuou o magistrado.

A expansão das realizações de audiências por videoconferência é uma das realizações da gestão atual do TJBA. A primeira videoconferência de um detento no sistema prisional baiano foi realizada no dia 10 de setembro de 2014, pela 1ª Vara Crime de Salvador, no Fórum Criminal de Sussuarana.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Facebook do JGB

Publicações relacionadas

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br