UNEB ingressa no Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Seminário internacional chancelou ingresso da UNEB no Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.

Seminário internacional chancelou ingresso da UNEB no Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.

A UNEB teve aprovada sua associação ao Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), reconhecida entidade cuja missão é fomentar a internacionalização universitária por meio de programas e ações de cooperação internacional.

A associação da UNEB aconteceu durante VII Seminário Internacional e VIII Assembleia Geral do GCUB, que se realizou na Universidade de Manchester, no Reino Unido na última semana.

No seminário, o reitor da UNEB, professor José Bites, representou a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), que reúne 45 instituições de ensino superior em 22 estados do país.

“As universidades estaduais e municipais do Brasil atendem atualmente mais de 700 mil estudantes em 2,3 mil cursos de graduação e 1,3 mil programas de pós-graduação, exercendo papel fundamental na inclusão social e no acesso à educação superior de segmentos da população historicamente mais vulneráveis”, disse o reitor.

Segundo José Bites, as universidades estaduais precisam promover o intercâmbio de docentes, discentes e técnicos e a transferência de conhecimentos.

A UNEB deve participar das seguintes iniciativas articuladas pelo GCUB: o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), da Capes/MEC, que objetiva a elevação da qualidade da graduação no Brasil, priorizando a melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e a formação de professores; o Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC), da Organização dos Estados Americanos (OEA), que oferece bolsas para estudos acadêmicos para países da região e de outros continentes; e o projeto ALISIOS (Academic Links and Strategies for the Internationalisation of the Higher Education Sector), que visa melhorar a cooperação acadêmica entre instituições europeias e brasileiras.

Sediado em Brasília, o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras congrega atualmente 70 universidades brasileiras, sendo 50 federais e 15 estaduais, já incluindo a UNEB.

Outras publicações

Governo lança cd-rom para escolas sobre vítimas da ditadura As escolas públicas de educação básica vão receber, em 2011, o cd-rom “Direito à Memória e à Verdade”, que narra a trajetória da vida pública de 394 b...
Medida Provisória do Novo Ensino Médio é alvo de polêmica Mudanças na estrutura do Ensino Médio gera debate. Enviado recentemente ao Congresso Nacional em formato de Medida Provisória (MP), o Novo Ensino Mé...
Curso de mestrado da UNIVASF firma parceria com a secretaria da agricultura da Bahia A nova turma de alunos do curso de mestrado em Engenharia Agrícola da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) será contemplada com mais aulas ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br