TJBA instala primeiro Juizado de Apoio ao Superendividado do país

O primeiro Juizado Cível de Apoio ao Superendividado do País será instalado será instalado no próximo dia (24/11/2015), terça-feira, às 15 horas, dentro do campus do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), na Avenida Paralela, em Salvador.

O Juizado vai proporcionar aos consumidores que se encontram superendividados a oportunidade de renegociar, de forma coletiva ou individualizada, todos os seus débitos, precedida necessariamente por uma educação financeira e apoio psicológico.

Decreto Judiciário publicado na edição do Diário da Justiça Eletrônico desta sexta-feira (20) define as competências da unidade, que acolherá os superendividados, buscando traçar um perfil de sua vida social, econômica, financeira e pessoal. O objetivo é aferir a real situação de superendividamento, para encaminhamento às oficinas multidisciplinares de tratamento e audiência de renegociação.

As oficinas serão realizadas por professores dos cursos de Administração e Psicologia do Centro Universitário Jorge Amado, com o qual foi firmado termo de convênio e contará com a participação de estudantes selecionados pela instituição.

As audiências de renegociação serão realizadas por conciliadores, com acompanhamento técnico, e os respectivos acordos homologados pelos juízes do Sistema dos Juizados.

Prevenção

O objetivo do pioneiro Juizado de Apoio ao Superendividado é o tratamento e a prevenção do superendividamento, respeitando-se as noções de dignidade da pessoa humana.

Medidas que promovam o consumo racional e sustentável, o acesso ao crédito responsável, a educação financeira do consumidor, e sejam contrárias ao assédio de consumo, seguem o rastro da funcionalização dos contratos e da busca de uma sociedade mais igual.

Outras publicações

Justiça de Ilhéus proíbe aumento de salário dos vereadores Vereadores queriam se auto-conceder aumento nos subsídios, mas a Lei teve seus efeitos suspensos, em decisão liminar pelo juiz eleitoral Guilherme Vi...
TJBA: leilão oferece mais de 60 lotes; interessados podem participar pela internet Na próxima quinta-feira (17/07/2014), o Tribunal de Justiça vai realizar um leilão oficial com mais de 60 lotes. Apartamentos, casas, motos, carros, a...
Taxa de entrada em Morro de São Paulo deve ser extinta após ação do MP Morro de São Paulo. A Taxa de Preservação Ambiental (TAP) cobrada pelo Município de Cairu para entrada em Morro de São Paulo deve ser extinta após o...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br