Sul da Bahia recebe seminário de ‘Criação em Dança’

Cartaz do seminário de 'Criação em Dança'.

Cartaz do seminário de ‘Criação em Dança’.

O Território do Sul do estado receberá a segunda edição do II Seminário de Criação em Dança, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), com objetivo de dar continuidade às ações ligadas à criação em dança e estabelecer mecanismos de diálogo com agentes atuantes no setor. Esta é a segunda fase do seminário, que já aconteceu em Juazeiro nos dias 07 e 08 de novembro de 2015 e, com a etapa Sul, segue para a cidade de Ilhéus, nos dias 28 e 29 de novembro. O evento na Tenda Teatro Popular de Ilhéus é gratuito.

Neemias Santana e Edu O. são atrações dos encontros em Ilhéus, encabeçando mesas de debates e oficinas, que seguem o tema Processos criativos em dança. Os artistas convidados pela coordenação de Dança da FUNCEB falarão sobre seus processos criativos e cada um fará uma oficina de criação, com foco em estratégias de criação neste campo artístico.

A mesa de debate será aberta ao público. Já a participação em cada oficina será validada por meio de análise curricular dos interessados, que deverão se inscrever no site da FUNCEB. A lista com a seleção dos inscritos será divulgada no site (www.fundacocultural.ba.gov.br). Será permitida a participação de até 30 pessoas por cada oficina, cuja carga horária é de 4 horas. Os participantes das oficinas receberão certificado.

A FUNCEB é uma unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). A II edição do Seminário de Criação em Dança atende a uma das diretrizes da Secretaria, que trata do aprofundamento da territorialização da cultura, visando levar as políticas culturais por todo o território da Bahia. A segunda edição do evento conta com apoio da Diretoria dos Espaços Culturais da SecultBA e propõe dar continuidade ao êxito obtido em 2014, quando foi realizada a sua primeira edição, dentro da programação da Oficina Nacional de Dança Contemporânea, em parceria com a Universidade Federal da Bahia.

Convidados 

Neemias Santana – Em 2006, aos 17 anos, iniciou seus estudos acadêmicos em Dança, ingressando na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Teve então, a oportunidade de uma formação técnica múltipla, passando por Dança Moderna, Balé Clássico, Capoeira, Danças Afro-brasileiras, Contemporâneo, Método Laban, Dança Flamenca, entre outras. Em 2007 foi convidado a ministrar aulas em escolas particulares de Salvador, quando desenvolveu uma metodologia própria voltada para dança contemporânea. Foi nesse período que também passou a coreografar e se envolver em grupos de criação em dança e videoarte, participando de editais e eventos anuais.

Em meados de 2010 foi convidado a integrar o elenco do Balé Jovem de Salvador, dirigido por Matias Santiago. No ano seguinte, integrou o espetáculoOlhos de Chuva, de Dejalmir Melo. Em 2012 foi selecionado em audição pelo João Perene Núcleo de Investigação Coreográfica para a remontagem do espetáculo Soco no Vento e em seguida foi convidado a integrar o elenco fixo. Em 2013 teve seu primeiro projeto aprovado em edital público,70porcento (ou Studying Water), através do prêmio Quarta que Dança. Em 2014, foi contemplado pelo Edital Setorial de Dança, com um projeto de criação e circulação de obra inédita pela capital e interior da Bahia, através do qual realizou o espetáculo Nii – nada novo sob o sol.

Edu O. – É mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Arteterapia pela Universidade Católica de Salvador e graduado em Artes Plásticas pela UFBA. Entre seus projetos artísticos autorais estão espetáculos como: Judite quer chorar, mas não consegue! (2006-2014), Odete, traga meus mortos e O Corpo Perturbador (ambos de 2010-2014) e da intervenção urbana Ah, se eu fosse Marilyn! (2010-2014). Todos ainda em circulação e com uma trajetória de importantes prêmios e participações em relevantes eventos de Dança no Brasil. Em 2013, Edu O. foi convidado a participar do espetáculo São Cosme e Damião Duo, da Cie Kastor Argile/França, com apresentações em Salvador.

Em 2009, foi convidado para residência junto a Cia Artmacadam/França dentro do projeto Outras Danças, promovido pela Fundação Nacional das Artes (Funarte) e FUNCEB. Com esta companhia, participou do espetáculo teatral Tempête a 13º Sud, baseado em A Tempestade de Shakespeare, integrando a programação do Ano da França no Brasil com apresentações em Salvador e Lyon. De 2010 a 2012 participou do projeto Unlimited, da Candoco Dance Company-Inglaterra, para apresentações em Londres (Laban Dance Centre e Festival Unlimited – Queen Elizabeth Hall – Southbank Centre), durante as Olimpíadas Culturais de Londres e na China (Centro Nacional de Performance/Pequim e Shanghai Lyceum Theatre/Xangai).

Agenda

Dia 28/11/2015
14h- Abertura do II Seminário de Criação em Dança

14h15 às 16h45 – Mesa de Debate

17h às 21h – Oficina de Criação em Dança com Edu O.

Dia 29.11
15h às 19h- Oficina de Criação em Dança com Neemias Santana

19h15 às 21h – Encontro de avaliação

II Seminário de criação em Dança – Etapa Sul

Quando: Dias 28 e 29.11, 14h às 21h

Onde: Tenda Teatro Popular de Ilhéus

Outras publicações

Baianos têm projetos selecionados pela ‘Social Good Brasil Lab’ A empreendedora social Mayra Mezzomo, 27 anos, faz parte da dupla de Guanambi, no sudoeste do estado, que idealizou um aplicativo para contribuir com...
Luís Bassuma foi o convidado de hoje a participar da rodada de entrevistas promovida pela RBR Luís Bassuma foi o convidado de hoje a participar da rodada de entrevistas promovida pela RBR. Dando continuidade a série de entrevistas que vêm sen...
Eleições 2014 – Bahia | Rui Costa realiza caminhada em Feira de Santana Rui Costa e João Leão durante entrevista à Rádio da Povo. Rui Costa retorna a Feira de Santana para caminhada. Nesta segunda-feira (01/09/2014), o c...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br