Setor de Gastronomia está em ascensão no país

O brasileiro gasta um terço da renda mensal em refeições fora de casa.

O brasileiro gasta um terço da renda mensal em refeições fora de casa.

O brasileiro gasta um terço da renda mensal em refeições fora de casa, segundo uma pesquisa divulgada pelo IFB (Instituto Foodservice Brasil). A tendência é que essa prática cresça, principalmente em locais turísticos. E cada vez mais será necessário profissionais aptos a gerenciar e atuar em empreendimentos gastronômicos. Pensando nisso, a Unesc está com inscrições abertas para a pós-graduação em Gastronomia.

“Nos ambientes turísticos o setor gastronômico tende a se desenvolver cada vez mais. Restaurantes e pousadas, pequenos e grandes negócios estão surgindo e como muitos desses empreendimentos não tem mão de obra especializada, o profissional poderá contribuir de forma decisiva para o sucesso destas empresas”, comenta o coordenador do curso, Marco Antonio da Silva.
A especialização irá aplicar conceitos e técnicas da cozinha nacional e internacional, com 12 módulos teórico/práticos realizados no laboratório de técnica dietética da Universidade. Além da base prática em culinária, a pós oferece disciplinas na área de gestão, como plano de negócios, marketing, compras, gerenciamento de cardápios, logísticas diversas, entre outros.
Segundo Silva, o mercado tem carência de profissionais na área.  “A gastronomia é um universo pouco explorado, tento em vista a falta de mão obra especializada. O profissional pode montar o seu negócio, prestar consultoria ou serviços diversos, atuando em restaurantes, bares, padarias, empresas de alimentos, comércio de bebidas, entre outros. Dentro desse contexto, a pós contribui para a qualificação profissional, trazendo impacto positivo no setor de gastronomia do país”, afirma.
O curso tem carga horária de 360 horas e 1 ano e meio de duração. As inscrições podem ser realizadas no Setor de Pós-Graduação da Unesc, na sala 1 do Bloco P, no campus. Mais informações pelo e-mail pos@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2626.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br