Sessão especial na Alba celebra 218 da Maçonaria na Bahia e premia projetos sociais

Abertura da sessão na Alba em comemoração aos 218 anos da Maçonaria.

Abertura da sessão na Alba em comemoração aos 218 anos da Maçonaria.

Com o tema “Qual sua obra?”, foi realizada nesta quinta-feira (05/11/2015) a sessão especial em celebração aos 218 anos de obras maçônicas na Bahia. Atividade homenageou com o Troféu Cipriano Barata iniciativas sociais e filantrópicas, as quais tem contribuído para a melhoria da vida de milhares de pessoas, a exemplo do projeto Gota D’Água, na pessoa do professor Luís Alberto, que recolhe e doa água para famílias residentes em áreas de seca, e o projeto Irmão Sangue Bom, o qual age no estímulo a doação de sangue e cadastro de medula óssea, em nome de Edson Barbosa, da Loja Maçônica Cavaleiros da Fraternidade.

Proponente da sessão especial pelo terceiro ano consecutivo, o deputado estadual Bira Corôa falou do seu orgulho em estreitar os laços da sociedade baiana com a Maçonaria. “A história do nosso mandato é baseada na busca da igualdade de direitos e oportunidades, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, por isso, temos também nos engajado na pluralidade cultural e religiosa que convive no nosso estado. Nesse contexto, a maçonaria, que há mais de dois séculos, na condição de agrupamento social e humano, vem  construindo um trabalho de fortalecimento social, do respeito ao próximo e do trabalho voluntário , não poderia ficar de fora”, ressaltou o parlamentar. Bira Corôa também falou aos presentes sobre o projeto de lei de sua autoria que tramita na Casa Legislativa, o qual institui o Dia Estadual da Maçonaria, já com parecer favorável na Comissão Constituição e Justiça (CCJ).

Durante a sessão também foram reconhecidas e premiadas iniciativas como as ações do cantor Saulo Fernandes em prol do Hospital Martagão Gesteira; do cantor Tonho Matéria, pelo trabalho desenvolvido com o projeto Capoeira Mangangá, e de Ernesto Machado, em função do trabalho filantrópico junto ao Centro Espírita Trevo Sagrado, que atende cerca de 12 mil pessoas por ano em especialidades como psicologia e acupuntura.

Palestras – O professor de formação e membro da maçonaria na Bahia, Taiguara Almeida, durante a palestra magna chamou atenção para princípios fundamentais que regem o trabalho da Maçonaria e fez reflexões sobre a necessidade de seguir e sempre dar bons exemplos. “Não importa a quantidade de erros ou acertos que acumula, paute-se sempre pelo bons exemplos”, repetiu com veemência. Já o palestrante Alexandre Guimarães, da Loja Maçônica Cavaleiros da Luz, baseou seu discurso nos questionamentos “O que vindes aqui fazer? O que vim aqui fazer?”.

Medalhas – Além do Troféu Cipriano Barata, a sessão especial pelo 218 anos da Maçonaria na Bahia também concedeu a Medalha Maçom Destaque 2015 a Ricardo Serravalle, Paulo Brito, Orlando Bulcão, José Cestelo, Joselisio Lisboa,  José Carlos Travessa e Leonardo Rocha. Honraria é proposta pela Loja Cavaleiros da Luz e visa reconhecer o trabalho feito pelos chamados irmãos maçons.

Presenças – Integraram a mesa o Grão Mestre do Grande Oriente Estadual da Bahia, Silvio Souza Cardim; o Grão Mestre da Grande Loja Maçônica  da Bahia, Jair Tercio; o tenente coronel Écio Marlon Souza, representando o comandante geral da PM, Anselmo Brandão; o presidente da Ordem Maçônica  do Grande Círculo Branco, Ernesto Machado Cardoso; o presidente da Loja de Perfeição Monte Serrat, Sebastião Alves Viana, e o representante da Sociedade Teosófica, Jorge Luiz Firmino.

Outras publicações

Governador Jaques Wagner participa do 15º Agrocafé Governador Jaques Wagner participa do 15º Agrocafé. “Produto tipicamente brasileiro, o País detém a maior produção mundial de café, contand...
Esporte aliado à educação forma paratletas campeões na Bahia Esporte aliado à educação forma paratletas. Jovens que colecionam medalhas e pódios de campeonatos dentro e fora do País. Esse é o retrato dos parat...
Eleições 2014 – Bahia: Rui Costa propõe regionalizar a saúde e elevar autoestima dos estudantes Rui Costa: “É preciso aumentar a resolutividade do atendimento hospitalar nas cidades. O serviço deve estar disponível próximo à residência das pesso...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br