Sessão especial na Alba celebra 218 da Maçonaria na Bahia e premia projetos sociais

Abertura da sessão na Alba em comemoração aos 218 anos da Maçonaria.

Abertura da sessão na Alba em comemoração aos 218 anos da Maçonaria.

Com o tema “Qual sua obra?”, foi realizada nesta quinta-feira (05/11/2015) a sessão especial em celebração aos 218 anos de obras maçônicas na Bahia. Atividade homenageou com o Troféu Cipriano Barata iniciativas sociais e filantrópicas, as quais tem contribuído para a melhoria da vida de milhares de pessoas, a exemplo do projeto Gota D’Água, na pessoa do professor Luís Alberto, que recolhe e doa água para famílias residentes em áreas de seca, e o projeto Irmão Sangue Bom, o qual age no estímulo a doação de sangue e cadastro de medula óssea, em nome de Edson Barbosa, da Loja Maçônica Cavaleiros da Fraternidade.

Proponente da sessão especial pelo terceiro ano consecutivo, o deputado estadual Bira Corôa falou do seu orgulho em estreitar os laços da sociedade baiana com a Maçonaria. “A história do nosso mandato é baseada na busca da igualdade de direitos e oportunidades, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, por isso, temos também nos engajado na pluralidade cultural e religiosa que convive no nosso estado. Nesse contexto, a maçonaria, que há mais de dois séculos, na condição de agrupamento social e humano, vem  construindo um trabalho de fortalecimento social, do respeito ao próximo e do trabalho voluntário , não poderia ficar de fora”, ressaltou o parlamentar. Bira Corôa também falou aos presentes sobre o projeto de lei de sua autoria que tramita na Casa Legislativa, o qual institui o Dia Estadual da Maçonaria, já com parecer favorável na Comissão Constituição e Justiça (CCJ).

Durante a sessão também foram reconhecidas e premiadas iniciativas como as ações do cantor Saulo Fernandes em prol do Hospital Martagão Gesteira; do cantor Tonho Matéria, pelo trabalho desenvolvido com o projeto Capoeira Mangangá, e de Ernesto Machado, em função do trabalho filantrópico junto ao Centro Espírita Trevo Sagrado, que atende cerca de 12 mil pessoas por ano em especialidades como psicologia e acupuntura.

Palestras – O professor de formação e membro da maçonaria na Bahia, Taiguara Almeida, durante a palestra magna chamou atenção para princípios fundamentais que regem o trabalho da Maçonaria e fez reflexões sobre a necessidade de seguir e sempre dar bons exemplos. “Não importa a quantidade de erros ou acertos que acumula, paute-se sempre pelo bons exemplos”, repetiu com veemência. Já o palestrante Alexandre Guimarães, da Loja Maçônica Cavaleiros da Luz, baseou seu discurso nos questionamentos “O que vindes aqui fazer? O que vim aqui fazer?”.

Medalhas – Além do Troféu Cipriano Barata, a sessão especial pelo 218 anos da Maçonaria na Bahia também concedeu a Medalha Maçom Destaque 2015 a Ricardo Serravalle, Paulo Brito, Orlando Bulcão, José Cestelo, Joselisio Lisboa,  José Carlos Travessa e Leonardo Rocha. Honraria é proposta pela Loja Cavaleiros da Luz e visa reconhecer o trabalho feito pelos chamados irmãos maçons.

Presenças – Integraram a mesa o Grão Mestre do Grande Oriente Estadual da Bahia, Silvio Souza Cardim; o Grão Mestre da Grande Loja Maçônica  da Bahia, Jair Tercio; o tenente coronel Écio Marlon Souza, representando o comandante geral da PM, Anselmo Brandão; o presidente da Ordem Maçônica  do Grande Círculo Branco, Ernesto Machado Cardoso; o presidente da Loja de Perfeição Monte Serrat, Sebastião Alves Viana, e o representante da Sociedade Teosófica, Jorge Luiz Firmino.

Outras publicações

Codevasf instala cisternas em escolas e postos de saúde em áreas rurais da Bahia Codevasf instala cisternas em escolas e postos de saúde em áreas rurais da Bahia. As cisternas de abastecimento de água para consumo humano estão me...
MPF Bahia processa três estrangeiros por lavagem de mais de 12 milhões de dólares Os réus fazem parte da TVIND, uma organização criminosa transnacional que atuava em mais de 55 países. O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) ...
Leilão do Detran Bahia oferece 604 veículos e sucatas Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) realiza o 3º Leilão de Sucatas e Veículos. Nos próximos dias 29 e 30 de julho de 2015, a part...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br