Serviços de Atendimento Judiciário dos SACs de Salvador passam a emitir segunda via de certidões

As emissões de segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito já podem ser feitas nos Serviços de Atendimento Judiciário (SAJs) dos postos SAC Paralela, Salvador, Barra, Comércio, Cajazeiras e Periperi, em Salvador.

O serviço, oferecido pela Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ), começou nas unidades na manhã de segunda-feira, 16 de novembro. A ação faz parte de projeto da CGJ visando à melhoria do atendimento nos cartórios extrajudiciais a fim de tornar mais ágil para a população a solicitação da segunda via de documentos.

A prestação do serviço de emissão de segunda via de certidões implica na redução das filas nas serventias extrajudiciais. Podem utilizar o serviço os cidadãos que tiraram a primeira via da certidão em qualquer um dos cartórios da capital baiana.

Basta dirigir-se ao posto do SAC; apresentar as informações da primeira certidão (livro, folha e termo) e o nome da pessoa registrada; e pagar a taxa de R$ 23,41 ou R$ 36,07, se a segunda via for de inteiro teor.

A solicitação do documento feita no SAJ é enviada via web para o cartório que assina digitalmente a certidão e encaminha para o posto, onde a segunda via é impressa. O prazo para entrega do documento é de cinco dias.

O objetivo da Corregedoria-Geral da Justiça é implantar o serviço em todos os postos do SAC do Estado, como forma de atender aos jurisdicionados, não só da capital, mas também das comarcas do interior.

Outras publicações

Deputado federal Nelson Pelegrino debaterá mobilidade urbana na ALBA O deputado federal Nelson Pelegrino participa, no próximo dia 5 de maio de 2011 na Assembleia Legislativa da Bahia, do “Seminário Mobilidade em Debate...
Pelo menos 70 mil pessoas perderam postos de trabalho por causa do decreto do governo. BB detém exclusividade e pratica taxa elevada em 1% Trabalhadores alertam Justiça baiana sobre malefícios do monopólio no consignado Cerca de 50 trabalhadores fizeram um protesto nesta quarta-feira na ...
Procon fiscaliza guichês do Terminal Rodoviário de Salvador Os pontos de venda de passagens localizados no Terminal Rodoviário de Salvador foram alvo de fiscalização da Superintendência de Proteção e Defesa do ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br