Serviços de Atendimento Judiciário dos SACs de Salvador passam a emitir segunda via de certidões

As emissões de segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito já podem ser feitas nos Serviços de Atendimento Judiciário (SAJs) dos postos SAC Paralela, Salvador, Barra, Comércio, Cajazeiras e Periperi, em Salvador.

O serviço, oferecido pela Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ), começou nas unidades na manhã de segunda-feira, 16 de novembro. A ação faz parte de projeto da CGJ visando à melhoria do atendimento nos cartórios extrajudiciais a fim de tornar mais ágil para a população a solicitação da segunda via de documentos.

A prestação do serviço de emissão de segunda via de certidões implica na redução das filas nas serventias extrajudiciais. Podem utilizar o serviço os cidadãos que tiraram a primeira via da certidão em qualquer um dos cartórios da capital baiana.

Basta dirigir-se ao posto do SAC; apresentar as informações da primeira certidão (livro, folha e termo) e o nome da pessoa registrada; e pagar a taxa de R$ 23,41 ou R$ 36,07, se a segunda via for de inteiro teor.

A solicitação do documento feita no SAJ é enviada via web para o cartório que assina digitalmente a certidão e encaminha para o posto, onde a segunda via é impressa. O prazo para entrega do documento é de cinco dias.

O objetivo da Corregedoria-Geral da Justiça é implantar o serviço em todos os postos do SAC do Estado, como forma de atender aos jurisdicionados, não só da capital, mas também das comarcas do interior.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Facebook do JGB

Publicações relacionadas

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br