Secretaria da Educação da Bahia apoia criação de núcleos municipais para a alfabetização

Secretaria da Educação do Estado da Bahia está apoiando a criação dos Núcleos Municipais de Alfabetização e Letramento (Nalfa).

Secretaria da Educação do Estado da Bahia está apoiando a criação dos Núcleos Municipais de Alfabetização e Letramento (Nalfa).

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está apoiando a criação dos Núcleos Municipais de Alfabetização e Letramento (Nalfa) com o objetivo de planejar, monitorar e realizar ações para garantir a alfabetização das crianças na idade certa. Este apoio se insere no programa estadual Educar para Transformar, em colaboração com os municípios, cuja meta prioritária é alfabetizar todas as crianças da Bahia até oito anos de idade.

Os Núcleos são criados pelos municípios, por meio de portaria ou decreto, e contam com a participação de representantes da Secretaria Municipal, de Conselhos de Educação e professores alfabetizadores. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia ampliará o apoio na formação de professores e no assessoramento técnico para a consolidação de políticas e estratégias educacionais que levem em conta as especificidades de cada município.

“Todo o trabalho é baseado nos Planos Nacional e Municipal de Educação. Mas o diferencial é que, por meio destes núcleos, as ações se fortalecem porque são desenvolvidas em conjunto entre Estado e municípios”, afirma Nadja Amado, coordenadora do Programa de Apoio à Educação Municipal da Secretaria da Educação do Estado.

A coordenadora do programa no município de Brotas de Macaúbas, a 604 km de Salvador, Gislene Leite, fala dos benefícios dos núcleos. “Essa ação vai possibilitar acompanharmos mais de perto as práticas pedagógicas dos professores. Vamos poder atuar no aprofundamento da elaboração das diretrizes curriculares, ressaltando a importância da formação continuada e o acompanhamento das turmas envolvidas no processo, que transforma métodos e amplia a visão dos alfabetizadores quanto aos direitos de aprendizagem de seus alunos”, avalia.

Outras publicações

Em Feira de Santana, escassez de merenda escolar nas escolas municipais vai ser denunciada ao MEC. Confira debates da Câmara Municipal Denúncias feitas por professores indicam que várias escolas da rede municipal de ensino estão sem a merenda escolar, segundo o vereador Roberto Touri...
Universidade de Feira matricula para a Educação Básica A matrícula dos contemplados no sorteio para preenchimento de vagas do Centro de Educação Básica (CEB-Uefs) começou nesta quarta-feira (20/01/2010) e ...
Colégio estadual em Santa Inês é referência para comunidade Colégio estadual em Santa Inês é referência. De segunda a sexta-feira, o Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, localizado no município de Santa...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br