Salvador: Hospital do Subúrbio conquista quinto prêmio em cinco anos de funcionamento

Hospital do Subúrbio recebe quinto prêmio.

Hospital do Subúrbio recebe quinto prêmio.

Quatro meses depois de ter conquistado o prêmio do Serviço Público das Nações Unidas, na categoria ‘Melhoria na prestação de serviços públicos’, o Hospital do Subúrbio recebeu na quinta-feira (29/10/2015), em São Paulo, o Prêmio Luiz Plínio Moraes de Toledo – Práticas Inovadoras 2015, durante o VII Fórum Internacional de Qualidade em Saúde IQG, O evento é idealizado pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), credenciado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e referência nacional na certificação e na implementação de programas de gestão de qualidade na área de saúde.

Este é o quinto prêmio em cinco anos de funcionamento, após concorrer com mais de 250 iniciativas inovadoras. De acordo com o IQG, foram avaliados procedimentos adotados que estão inseridos na metodologia de práticas inovadoras, a exemplo da integração e redesenho de fluxo de acesso, utilização da comissão de óbitos como ferramenta de transformação dos resultados assistenciais e a utilização dos indicadores assistenciais na tomada de decisão estratégica.

De acordo com o diretor médico do HS, Jorge Motta, o fórum abordou temas de qualidade, segurança na assistência ao paciente e liderança na gestão em saúde, além de valorizar um dos hospitais acreditados pela ONA no território nacional. “A escolha foi feita por avaliados do instituto e a unidade hospitalar, entre todos os hospitais acreditados ou em fase de acreditação no País, foi eleita como a instituição de saúde que fez a diferença com adoção de práticas inovadoras de gestão”.

Para a diretora-geral do Hospital, Lícia Cavalcanti, o modelo de gestão e operação por meio do projeto de Parceria Público-Privada (PPP), sob a responsabilidade da empresa Prodal Saúde, “foi capaz de atuar garantindo bons resultados assistenciais, efetivos, resolutivos e ágeis executados por equipes treinadas e integradas”. Ela avalia mais um prêmio como reconhecimento de um exaustivo trabalho de equipe, além de um estímulo aos novos desafios que se apresentam. “O mais importante para o hospital é o paciente. É assim que conduzimos as nossas ações, primando sempre pela qualidade do serviço prestado e por valores como a ética e o respeito ao próximo”.

Qualidade e segurança

Outros reconhecimentos marcam a história do hospital, como a Acreditação Hospitalar, conferida em 2012 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) em nível 1 – num prazo recorde de dois anos após a sua inauguração – e a recertificação em nível 2, Acreditado Pleno, em 2014; o Prêmio das 100 Iniciativas mais Inovadoras do Mundo, pela KPMG em 2012; e o Prêmio dos 10 Melhores Projetos de PPP da América Latina e Caribe, pelo IFC, revista World Finance e Infrastructure Journal em 2013.

“Em termos assistenciais, o Hospital do Subúrbio opera com o mesmo nível de qualidade e segurança vigente nos melhores hospitais do País, haja vista já ter alcançado a acreditação hospitalar plena pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em apenas quatro anos de funcionamento. Os nossos indicadores assistenciais são compatíveis com as melhores práticas, já somos grande formadores de mão de obra para a área de saúde, com internato, residências médicas e demais profissões da cadeia de serviços assistenciais em um ambiente competitivo e profissional”, afirma o presidente da Prodal Saúde, Jorge Oliveira.

Funcionamento

O Hospital do Subúrbio já se configura como um modelo a ser seguido por outras unidades de saúde brasileiras. Desde 2011, o opera com capacidade plena. Ao todo, são 373 leitos, dos quais 253 de internação, 10 de UTI pediátrica, 50 para adultos e 60 de internação domiciliar. A unidade hospitalar dispõe de uma equipe de quase 1,5 mil profissionais, incluindo 270 enfermeiros, 585 técnicos de enfermagem, funcionários de apoio técnico, serviços gerais, administração e corpo diretor.

Outras publicações

Conselho Regional de Psicologia discute genocídio do povo negro durante 9º Congresso Norte-Nordeste Cartaz do 9º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Evento ocorre em Salvador. Salvador recebe nesta semana o 9º Congresso Norte-Nordeste de Psicol...
Salvador: espetáculo ‘Quem Souber Morre!’ tem últimas apresentações O ator Ricardo Castro faz últimas apresentações no Teatro Módulo. Cheia de humor, ousadia e irreverência, a montagem investiga a essência do povo so...
FENAGRO supera expectativas em volume de negócios Governador visita a Fenagro Os organizadores e expositores da 23ª Feira Nacional Agropecuária (Fenagro) estão rindo à toa. Até a tarde de sábado (04...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br