Salvador: centenas de advogados lotam comitê da chapa Coragem para Renovar, de Carlos Rátis

Carlos Rátis recebe apoio de segmentos da categoria de advogados.

Carlos Rátis recebe apoio de segmentos da categoria de advogados.

O espaço, inaugurado na quinta-feira (29/10/2015), servirá para o debate democrático de propostas até o dia (25/11/2015). Centenas de advogados lotaram a festa de inauguração do comitê da chapa Coragem para Renovar 77, liderada pelo Presidente do Instituto dos Advogados da Bahia e candidato à presidência da OAB-BA, Carlos Rátis. Um forte clima de vitória embalou a comemoração.

“Nós não somos políticos, somos advogados do dia a dia e conhecemos os problemas que precisamos superar”, afirmou Rátis durante o evento. Segundo ele, é necessário “tomar as rédeas”, agir com responsabilidade e se pautar em propostas concretas e encaminhadas pelos colegas. “Não vamos aceitar troca de favores políticos, mas seguiremos critérios objetivos”, completou. Ele destacou que o estado vive a pior crise do judiciário dos últimos 20 anos. “A atual gestão não se mostrou capaz de contribuir para a solução desse problema. Será coincidência que o judiciário baiano atingiu a pior colocação do Brasil justamente nessa gestão?”, questionou.

O candidato a vice-presidente da seccional baiana, Maurício Góes e Góes, reforçou que o Estado da Bahia tem a pior justiça estadual do País, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, e o Tribunal Regional do Trabalho estaria em penúltima posição pelo critério de produtividade. “E o presidente da OAB-BA atual sequer é recebido pelo Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia. Hoje isso começa a mudar”.

Já a advogada Christianne Gurgel, postulante ao cargo de secretária-geral da Ordem, lembrou que os integrantes da chapa já estão unidos há muitos anos por uma preocupação com a classe geral e com os segmentos. “Violar a prerrogativa do advogado é o mesmo que negar o acesso à justiça e o devido processo legal. Juízes que não atendem o advogado, servidores que não atendem bem os advogados negam o acesso à justiça”.

O candidato à presidência da CAAB, David Bellas, recordou que, quando à frente do órgão, foi quem demandou recursos para a aquisição das vans dos advogados. “Temos três vans e precisamos de 12. Na época em que pleiteamos isso, o recurso veio diretamente do Conselho Federal. CAABs de outros estados pediram cópia do nosso projeto. As vans são essenciais, contribuem para que o advogado exerça com dignidade sua profissão”.

Por sua vez, o ex-Presidente da OAB-BA, Saul Quadros, questionou a transparência na atual gestão quanto à prestação de contas da instituição. “Diferente da atual gestão, preste contas todo mês à classe, peça auditoria da suas contas todos os anos, pois você não terá nada a esconder”, aconselhou Saul a Rátis.

Além dos já citados, compuseram a mesa os candidatos ao conselho federal Antonio Menezes, Guto Macedo, Silvia Cerqueira, Ruy João Ribeiro, Gamil Föppel, a candidata ao conselho seccional, Geisy Fiedra e o advogado de Jequié, Cesar Ribeiro. O jovem advogado Washington Pimentel foi quem apresentou o evento. As eleições da OAB serão realizadas no dia 25 de novembro.

Outras publicações

Roteiro da tocha olímpica na Bahia é divulgado; Feira de Santana é uma das cidades contempladas Tocha Olímpica Rio 2016 será apresentada em Feira de Santana. Entre 19 e 27 de maio de 2016, 27 cidades baianas, algumas delas localizadas nas regiõ...
Grupo Meddi investe R$ 20 milhões em unidades localizadas em Itaberaba, Serrinha, Itabuna, Salvador, Feira de Santana e Juazeiro Médico José Antônio Barbosa é fundador do Grupo MEDDI. O ano de 2016 tem sido um divisor de águas para o Grupo Meddi. A empresa está investindo cerc...
Fórum discute reforma do Código Florestal Os Fóruns Baiano e Brasileiro de Mudanças Climáticas realizarão, na próxima sexta-feira (06/05/2011), das 14:00 às 18:00, reunião conjunta para discut...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br