Saiba onde estão as principais oportunidades de trabalho na área da Perícia Criminal

Walber Pinheiro é coordenador da pós-graduação Perícia Criminal & Ciências Forenses do Instituto de Pós-Graduação (IPOG).

Walber Pinheiro é coordenador da pós-graduação Perícia Criminal & Ciências Forenses do Instituto de Pós-Graduação (IPOG).

Oferta de vagas continua em alta para alguns segmentos, mas faltam são peritos qualificados que dominem conhecimentos específicos. Perícia Criminal ficou conhecida mundialmente depois da popularização de seriados de TV em que os personagens se envolvem em crimes fictícios. É claro que essas histórias não reproduzem totalmente a realidade da área, que busca melhorar a percentagem de casos solucionados. Só no Brasil, o índice varia entre 30% e 70% dependendo do estado, segundo a Associação Brasileira de Criminalística (ABC).

Outro esforço, aponta a ABC, é o de aumentar o número de peritos: o ideal é que exista 1 perito para cada 5 mil habitantes. Porém, há estados, como São Paulo, em que o percentual fica muito aquém do esperado: 1 perito para cada 10 mil habitantes.

Além da proporção ser insuficiente, a qualificação dos poucos profissionais que atuam na área é outro déficit. E embora os investimentos na área dependam principalmente da iniciativa pública, especialistas afirmam que é importante os próprios peritos buscarem qualificação. “Faltam profissionais especialistas em cada área do conhecimento da perícia criminal”, afirma Walber Pinheiro, coordenador da pós-graduação Perícia Criminal & Ciências Forenses do Instituto de Pós-Graduação (IPOG).

Por isso, é importante que o profissional busque cursos que o ajudem a aprofundar conhecimentos. E quem não se atenta para isso acaba perdendo oportunidades.

Walber destaca que, na área de atuação do perito criminal, três segmentos se destacam na oferta de vagas, mas para preencher essas vagas é preciso dominar competências específicas:

Perícias em locais de crime

É a área mais conhecida e a que mais oferece vagas. Nela, o perito trabalha nos locais de crime fotografando, analisando e coletando vestígios que vão ajudar nas investigações posteriores. Os casos em que pode atuar variam entre incêndios, acidentes de trânsito e até ameaças químicas e nucleares.

Perícia Contábil

Lavagem de dinheiro, gestões fraudulentas, crimes em licitações e outros delitos envolvendo lucro são investigados por peritos dessa área. Durante o processo de perícia, são analisados documentos e extratos. É uma das áreas que mais tem empregado também devido ao crescimento do número desse tipo de ocorrência.

Perícia Ambiental

Com uma consciência ambiental crescente, é cada vez mais comum a investigação de casos criminosos envolvendo a violação de áreas protegidas, poluição, e outros crimes envolvendo a fauna e a flora.

MBA Perícia Criminal e Ciências Forenses

O MBA em Perícia Criminal e Ciências Forenses do IPOG ainda está recebendo matrículas para a cidade de Goiânia.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br