Prefeito José Ronaldo recebe visita do novo arcebispo de Feira de Santana

Dom Zanoni Demettino Castro, Dom Itamar Vian e José Ronaldo.

Dom Zanoni Demettino Castro, Dom Itamar Vian e José Ronaldo.

O prefeito José Ronaldo recebeu, na manhã desta quarta-feira,(25/11/2015), em seu Gabinete no Paço Municipal Maria Quitéria, a visita de Dom Zanoni Demettino Castro, que no dia 2 de dezembro presidirá missa na Catedral Senhora Santana (Matriz) e marcará o início do seu ministério episcopal à frente da Arquidiocese Metropolitana de Feira de Santana, em substituição a Dom Itamar Vian.

Dom Zanoni Demettino tem 53 anos e é natural de Vitória da Conquista. Estudou Filosofia no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília e Teologia no Instituto Teológico de Ilhéus. Licenciado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, foi ordenado sacerdote em 1986.

O novo arcebispo ascende ao cargo esperando contar com “todas as forças vivas da Igeja”,  enfatizando que pretende contribuir para a construção de “um mundo de justiça, tranquilidade e de paz, num momento de mudanças, não só na dimensão religiosa, mas em todas as instâncias da vida em que precisamos de respostas adequadas a todas estas exigências”.

O prefeito José Ronaldo destacou as qualidades sacerdotais e intelectuais de Dom Zanoni, considerando-o “preparado para dar continuidade à obra realizada por Dom Itamar, por isso lhe desejo sucesso à frente da Arquidiocese de Feira de Santana”.

Biografia

Entre os anos de 1990 e 1995, Zanoni Demettino atuou como pároco da sua cidade natal, foi vigário forâneo, a partir de 2000, e membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral, Vigário Geral (2002-2007). Presidiu a Comissão dos Presbíteros do Regional Nordeste e participou da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano.

Tendo ainda atuado como administrador diocesano de Vitória da Conquista, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, em 2007, terceiro bispo da Diocese de São Mateus. Em 18 de novembro foi nomeado pelo papa Francisco como novo arcebispo metropolitano de Feira de Santana.

Dom Itamar Vian, que deixa o comando da Arquidiocese ressaltando que sente “feliz e agradecido por ter comprido a missão que Deus confiou”, segue servindo à Igreja, agora como auxiliar de Dom Zanoni.

Outras publicações

Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 01 de Novembro de 2014 O secretario de Turismo e Desenvolvimento Econômico Antônio Carlos Borges Junior promoveu um encontro sobre Trabalho e Renda. O deputado estadual...
MPT reverte indenização de TAC em carro para Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Feira de Santana Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Feira de Santana recebe veículo. Um automóvel com tração nas quatro rodas foi entregue nesta sexta-feira ...
Feira de Santana: vereador Antônio Carlos Ataíde diz que 80% dos contribuintes pagaram IPTU em 2014 Antônio Carlos Passos Ataíde (Carlito do Peixe) diz que pagamento do IPTU foi elevado. Em entrevista, o edil Antônio Carlos Passos Ataíde (DEM) aval...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br