Polícia Militar antecipa ‘Operação Verão 2016’ em Salvador

Deflagração da Operação Verão é antecipada em Salvador.

Deflagração da Operação Verão é antecipada em Salvador.

Os principais pontos turísticos de Salvador e as ilhas da capital baiana terão maior atuação de policiais militares a partir deste final de semana, que será prolongado em razão do feriado do Dia de Finados na segunda-feira (02/11/2015). A ação faz parte da estratégia da Polícia Militar da Bahia para a Operação Verão 2016, que será lançada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) em breve e tem como objetivo ampliar a segurança em todo a Bahia no período em que há maior concentração de pessoas no estado.

Toda a orla de Salvador já terá maior efetivo policial a partir deste sábado (31), o que poderá ser notado por baianos e turistas que estão visitando a cidade, de acordo com o comandante de Operações Policiais da PM-BA, coronel Paulo Uzeda. “Os trechos da orla que têm maior fluxo de fluxo de pessoas, como a Barra e Itapuã, o Pelourinho, o Bonfim, o Dique do Tororó, entre outros pontos turísticos, são algumas das regiões da capital onde atuaremos com maior intensidade antes mesmo de iniciarmos oficialmente a Operação Verão 2016. É a antecipação de uma estratégia da operação que visa garantir a sensação de segurança do cidadão e reduzir significativamente o número de ocorrências policiais”, destacou o coronel Uzeda.

Policiamento turístico – Diplomados em julho deste ano, 133 policiais militares integrantes do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (Beptur) fazem parte do reforço no patrulhando de pontos turísticos de Salvador. Eles foram capacitados para atender visitantes com uma abordagem específica por terem o aprendizado de outros idiomas.

Ao todo, serão capacitados 286 policiais, com previsão de serem formadas mais três turmas, até o início da Operação Verão. O batalhão foi criado pela nova Lei de Organização Básica (LOB) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e iniciou as atividades ostensivas em áreas de grande fluxo turístico em junho deste ano. “Nessas áreas turísticas, o efetivo especializado é somado ao das companhias que já realizam policiamento ordinário”, acrescentou o coronel Uzeda.

No Centro Histórico de Salvador, onze câmeras instaladas na região no segundo semestre deste ano estão em pleno funcionamento, e a presença de policiais do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (Beptur) em motocicletas, viaturas e duplas a pé também reforçam a segurança de baianos e turistas.

Ônibus mais seguros – A Operação Gêmeos da Polícia Militar, especializada no combate a crimes contra coletivos, também já se adequou para reforçar as ações nos ônibus que passam pelos principais pontos turísticos por meio da ação nos Corredores Turísticos de Salvador (CTS). As grandes vias de tráfego continuam com policiamento 24 horas de responsabilidade das companhias ou batalhões de cada área da capital baiana. “São mais de 20 postos de serviço na Operação CTS por dia”, garante o coronel Uzeda.

Na Operação Verão 2014-2015, a SSP empregou 20 mil policiais e bombeiros militares em um esquema especial que teve investimento de mais de R$ 3 milhões em horas extras e cobriu os 1.183 quilômetros do litoral baiano, rodovias, aeroportos, terminais marítimos e rodoviários, assim como os grandes eventos e festas populares. Os números da operação que vai até o Carnaval de 2016 serão apresentados em breve pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Segundo informações da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), o território baiano já se prepara para atender 4,9 milhões de visitantes na estação mais quente do ano. A estimativa para o Verão 2015-2016 é 5% maior que o fluxo global registrado na temporada anterior.

Outras publicações

Carnaval 2016 – Salvador: Carlinhos Brown encerra participação com Camarote Andante Carlinhos Brown encerra sua participação no Carnaval de Salvador. Diferente dos anos anteriores, o Carnaval de Carlinhos Brown acabou ontem com o de...
Prefeitura de Salvador encaminha Política Municipal de Meio Ambiente Politica Municipal do Meio Ambiente. A Prefeitura encaminhou à Câmara de Vereadores nesta sexta-feira (29/05/2015) a Política Municipal de Meio Ambi...
Salvador: cantor Elton John apresenta show na Itaipava Arena Fonte Nova Elton John traz sua nova turnê em 2014. Depois de lotar quatro apresentações no Brasil no começo de 2013, um dos maiores nomes da música internacion...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br