Luiz Viana recebe Troféu Raymundo Faoro nos 85 anos da OAB

Presidente da OAB Bahia, Luiz Viana.

Presidente da OAB Bahia, Luiz Viana.

O presidente da OAB Bahia, Luiz Viana, será um dos homenageados com o Troféu Mérito da Advocacia Raymundo Faoro em evento comemorativo aos 85 anos da Ordem, no final da tarde desta segunda-feira (09/11/2015), em Brasília. “Eu compartilho essa honraria com todos os colegas baianos. Raymundo Faoro é uma inspiração para todos nós mantermos a OAB como a entidade de maior credibilidade do Brasil”.

Luiz Viana lembra que, como presidente da OAB no período de 1977/1979, Raymundo Faoro foi um defensor intransigente das liberdades violadas ou ameaçadas e porta-voz dos que estavam amordaçados pela censura. “Faoro foi um guardião dos direitos humanos nos anos sombrios da ditadura militar”, afirma.

Na opinião de Luiz Viana, Raymundo Faoro é um símbolo de presidente da OAB firme, obstinado e capaz de promover o diálogo institucional. “Ele foi um dos responsáveis pela transição democrática”. Pois é mirando-se em Faoro que o candidato à reeleição à presidência da OAB-BA propõe o diálogo entre o Tribunal de Justiça da Bahia, Governo Estadual e Assembleia Legislativa em prol de uma solução para a crise do Judiciário.

“A crise da Justiça é uma questão de estado, que não pode prescindir da união dos Poderes Públicos e da sociedade civil para resolvê-la”, observa Luiz Viana, que, depois de traçar um diagnóstico do problema em conjunto com juízes, promotores, defensores, serventuários e advogados, propõe um Plano de Reestruturação Sustentável do Judiciário da Bahia.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br