Lançamento da ‘Coleção Dramaturgia’ ocorre na reitoria da UFBA

Cartaz coleção dramaturgia.

Cartaz coleção dramaturgia.

O Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles Pires da Silva convida para o Lançamento da Coleção Dramaturgia, que ocorre na quarta-feira (04/11/2015) às 17 horas, no Palácio da Reitoria da UFBA, Canela, Salvador. A atividade é em homenagem ao Dia da Cultura.

A Coleção Dramaturgia contempla textos dramatúrgicos de quatro autores brasileiros contemporâneos, inéditos ou já veiculados em realizações cênicas e audiovisuais. Tratam-se de títulos cujos originais passaram por um processo de seleção, através do Edital de Dramaturgia, lançado pela Editora da UFBA a nível nacional. Os vencedores têm agora o seu texto publicado. Trazem narrativas com temáticas diversas, como a vida do roqueiro Raul Seixas, a saga romântica de um adolescente, os conflitos do Brasil pós-descobrimento e um texto convidado para integrar a coleção, a trajetória da heroína Joana D’Arc.

Na ocasião, haverá a realização de performances dos atores Daniel Farias, Luisa Muricy e Talis Castro, que interpretarão trechos dos quatro textos teatrais que serão lançados.

Conheça os livros da Coleção Dramaturgia 

Aventura do maluco beleza, de Edvard Passos de Santana Neto 

O livro busca retratar, na linguagem cênica, o Raul Seixas no seu estado pueril, livre das mazelas da estrada do rock. Objetiva-se apresentar o homem no nascedouro de sua alma de artista, através da identificação dos componentes presentes na sua infância que, posteriormente, formatariam o gênio, o ídolo, a estrela do universo pop na idade adulta.

Entre nós – Uma comédia sobre diversidade, de João Sanches 

O título explora os tortuosos caminhos da dramaturgia épica numa trama que vai se desenvolvendo de forma suave e didática. No texto, João Sanches traz a história de um rapaz adolescente que se percebe gay ao se descobrir apaixonado por um colega de escola. Ao lidar com o acontecimento, acaba por envolver uma confusão enorme seus pais, o colega, uma velha prostituta, dentre outras pessoas.

Joana D’Arc, de Cleise Furtado Mendes 

Trata-se de uma composição narrativa cênica do período de julgamento de Joana D’Arc (janeiro a maio de 1431) e busca exibir a trajetória conflituosa e mítica da heroína, alternando momentos de entusiasmo, autoconfiança, determinação e presença ativa junto aos companheiros de batalha, mas também de dúvidas, medos e solidão experimentada após a sua captura.

Senhora dos infiéis, de Luiz Marfuz 

Transitando pela linguagem metadramática, o título aborda a questão do fazer teatral. A ação se passa no espaço palco-camarim dos espetáculos catequizadores feitos pelos padres jesuítas no Brasil Colonial. O autor delineia os conflitos crescentes entre as populações do Brasil pós-descobrimento, relatando as tensões e desafios dessa época.

Agenda

O quê: Lançamento da Coleção Dramaturgia

Quando: 04 de novembro

Horário: 17h00 às 21h00

Onde: Antessala do Reitor, Palácio da Reitoria, Rua Augusto Viana, s/n, Canela

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br