Jornada de perda de peso é concluída com cirurgia de contorno corporal

É muito importante que o paciente submetido a uma cirurgia antiobesidade realize as cirurgias plásticas necessárias, no momento apropriado, apenas com cirurgiões plásticos, com registro de RQE .

É muito importante que o paciente submetido a uma cirurgia antiobesidade realize as cirurgias plásticas necessárias, no momento apropriado, apenas com cirurgiões plásticos, com registro de RQE .

A obesidade é um importante fator de risco para muitas doenças crônicas que podem levar à morte precoce. E quando não coloca a vida em risco, retira a qualidade de vida, por exemplo, quando coloca uma enorme pressão sobre todas as articulações do corpo, aumentando o risco de doenças degenerativas dos joelhos, quadris e pés.

Mudanças no estilo de vida com a introdução de uma dieta balanceada e de exercícios físicos são a melhor abordagem para ajudar os pacientes a perder peso de forma segura e sustentável. Para as pessoas que são incapazes de mudar seus hábitos e experimentar uma perda de peso segura através de outros meios, a cirurgia bariátrica (gastroplastia, cirurgia bariátrica, cirurgia da obesidade ou ainda de cirurgia de redução do estômago) pode ser um excelente método para perder peso, desde que bem indicada.

“Como cirurgião plástico, tenho a oportunidade de ver os pacientes depois que eles perdem uma quantidade considerável de peso. A maioria busca adotar um novo estilo de vida, visando eliminar também a diabetes, a hipertensão, a apneia do sono, e muitas vezes, interromper todos os medicamentos que anteriormente era obrigada a ingerir. Eu entro no tratamento justamente neste momento, quando o paciente está saudável e ativo, mas infeliz porque seu contorno corporal não corresponde a seus novos objetivos estéticos. O paciente está se sentindo melhor, mas ele não encontra correspondência desse estado de felicidade interna no espelho, quando percebe o excesso de pele pendurada na face, nos braços, nas mamas, no abdomen, nos flancos, nas nádegas e nas coxas”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada (CRM-SP 62.735).

Os cirurgiões plásticos têm formação e experiência nos procedimentos cirúrgicos de rejuvenescimento e são qualificados para fornecer a esses pacientes o acompanhamento adequado. “É muito importante que o paciente submetido a uma cirurgia antiobesidade realize as cirurgias plásticas necessárias, no momento apropriado, apenas com cirurgiões plásticos, com registro de RQE em seu conselho de medicina. Isso porque a realização de cirurgias estéticas com profissionais não especialistas pode levar a resultados não desejáveis ​​e até mesmo a mortes desnecessárias devido à formação inadequada. Cirurgiões plásticos têm formação em procedimentos de contorno do corpo, que só podem ser aprendidos durante a residência em cirurgia reconstrutiva”, informa o médico, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Quais são os procedimentos que podem fazer o paciente se sentir melhor?

O rejuvenescimento cirúrgico dos braços, das mamas, do abdomen, dos flancos, das nádegas e das pernas são geralmente divididos em três procedimentos distintos. Cada um leva em torno de 6,5 a 7 horas para ser executado. Estes procedimentos exigem grande perícia cirúrgica para remover e remodelar a pele, mas os resultados valem a pena.

1. Diminuição da circunferência abdominal com aumento do glúteo

O primeiro procedimento rotineiramente feito em pacientes bariátricos é a diminuição da circunferência abdominal com o aumento do glúteo com retalhos vascularizados da região do flanco. “Esta área é a pedra angular do corpo e quando for corrigida, o cirurgião plástico poderá fazer melhores julgamentos estéticos sobre as mamas e as pernas. Este procedimento, na verdade, são três operações distintas realizadas ao mesmo tempo: uma abdominoplastia, um flancoplastia com reposicionamento da face lateral da coxa e dos glúteos e utilizando a pele da parte superior do flanco e o posicionamento do tecido na região glútea para melhorar a aparência das nádegas. A cirurgia abrange um longo tempo cirúrgico devido ao número de procedimentos realizados e à complexidade dos mesmos. Esta cirurgia é o início da mudança de vida do paciente bariátrico”, conta Ruben Penteado.

2. Braquioplastia estendida e rejuvenescimento das mamas

A segunda etapa de cirurgias é geralmente uma combinação nos membros superiores, uma braquioplastia estendida. A braquioplastia estendida é geralmente realizada em pacientes que perderam grande quantidade de peso (45 kg ou mais) e têm excesso de pele que vai do braço até à parte de cima do peito. Essa cirurgia, muitas vezes, é combinada com uma elevação das mamas, com ou sem um implante. “A braquioplastia é um procedimento em fase única, com poucas complicações, e os pacientes adoram os resultados, apesar da longa cicatriz do cotovelo para a axila e estendendo-se para baixo no peito lateral posterior. Já as mamas quase sempre são um procedimento em duas fases. Se o tecido mamário residual for muito fino pode ser necessário um implante para ajudar a criar forma e volume durante a segunda etapa”, explica o diretor do Centro de Medicina Integrada.

3. Elevação da coxa

A última etapa é tipicamente a elevação lateral da coxa. “Na maioria dos casos, realizamos uma lipoaspiração na área da coxa medial, então ressecamos o tecido solto à esquerda após a lipoaspiração. A incisão localiza-se a partir do joelho até a prega da virilha na face interna da perna. Isso nos permite apertar transversalmente a pele nesta distribuição, dando, uma aparência mais firme e muito mais suave às pernas. A cirurgia permitir que os pacientes se sintam confortáveis ​​em shorts, vestidos e calças pela retirada do excesso de pele flácida”, conta o cirurgião plástico.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]