Instituto dos Advogados da Bahia presta homenagem a Washington Trindade

Professor Washington Trindade.

Professor Washington Trindade.

O Instituto dos Advogados da Bahia (IAB) prestará homenagem póstuma ao professor Washington Trindade, nesta quarta-feira (04/11/2015), às 18h, no Instituto Feminino da Bahia, localizado na rua Monsenhor Flaviano, número 2, Politeama, em Salvador. O professor Agenor Sampaio Neto, do Colegiado de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), será o orador oficial da solenidade.

A homenagem foi proposta pelos membros efetivos do IAB, Taurino Araújo e Agenor Sampaio Neto, e acatada pelo presidente do Instituto, Carlos Rátis, também professor da Uefs. Washington Trindade, afirma Agenor Sampaio, “teve contribuição ímpar no cenário jurídico e acadêmico do nosso país”.

Trindade é da primeira turma de Direito graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1946. Em 1947, obteve o primeiro lugar para promotor de Justiça, assumindo o cargo.

No início da década de 1950, ingressa na Magistratura Estadual, tendo sido juiz nas Comarcas de Maracás, localidade em que o Fórum leva o seu nome, e também na Comarca de Vitória da Conquista. Em 1959 ingressa na Magistratura Trabalhista, ocupando o cargo de presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região no biênio 1985/1986. Em 1979, foi Ministro convocado do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Ingressou na Academia em 1964, onde obteve a livre docência em Economia Política. Lecionou no Curso de Direito da UFBA, graduação e mestrado, por quase 50 anos. Obteve em 2006 o maior título acadêmico de sua vida, o título de Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia.

É autor de diversos artigos e livros como “Regras de Aplicação e Interpretação no Direito do Trabalho” (1995), “Riscos do Trabalho” (1990) e “Trabalho e Cidadania” (1990), além do clássico “Compêndio de direito do trabalho marítimo, portuário e pesqueiro” (1983).

Ao longo da carreira profissional Washington Trindade julgou mais de 40 mil casos, “avaliando a extensão do drama social do homem ferido nas suas esperanças, realizando a justiça das necessidades”, salienta Agenor Sampaio. Trindade morreu em 2 de janeiro de 2014, aos 90 anos.

Outras publicações

Eleições 2014 | Na Bahia, Dilma Rousseff declara: “sempre lutamos pelas conquistas, mas é absolutamente necessário que se lute por mais oportunidades” Presidenta Dilma Rousseff defende investimentos sociais e fala em políticas de geração de emprego. A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleiçã...
MPT flagra trabalho escravo em obra do governo federal no Oeste baiano Trabalho escravo em obra do governo federal no Oeste baiano. Seis homens que trabalhavam na construção de casas populares do Programa Nacional de Ha...
Juiz reverte recurso para comunidades lesadas no Oeste da Bahia Destinar recursos de indenização coletiva diretamente para as comunidades lesadas já é uma prática comum na Justiça estadual. O art. 461 do CPC e a Re...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br