Fórum sobre inovação social reúne executivos na Bahia

Programação do Fórum Inovação Social – Tecnologia e Infraestrutura para Eficiência Empresarial.

Programação do Fórum Inovação Social – Tecnologia e Infraestrutura para Eficiência Empresarial.

A capital baiana vai receber, na quarta-feira (11/11/2015), o Fórum Inovação Social – Tecnologia e Infraestrutura para Eficiência Empresarial. Patrocinado pela Hitachi, o evento reunirá especialistas internacionais e do Brasil para discutir, pelo viés da inovação, práticas eficazes de aceleração do crescimento. O Fórum acontecerá no Senai Cimatec 3 (Centro de Eventos), a partir das 8h30 da manhã. As inscrições podem ser feitas clicando aqui. Confira também os palestrantes, clicando aqui. A programação completa do evento está disponível aqui.

O Fórum contará com a presença de líderes de corporações, autoridades, representantes do governo e expoentes dos setores de automóveis, energia, saúde, finanças, construção, entre outros. A abertura do Fórum será feita pelo Presidente da Hitachi South America, Kazuhiro Ikebe, seguida pelo Secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Manoel Gomes Mendonça Neto.  O evento contará ainda com o palestrante internacional Adam Hartung, CEO da Soparfilm Energy, especialista em inovação mundialmente reconhecido.

Os participantes também poderão conhecer de perto soluções desenvolvidas por empresas com forte atuação na região, como a Ford e a Braskem. Do painel também participa o Presidente da Frost & Sullivan Américas, Art Robbins. Na sequência, os convidados podem acompanhar três apresentações que abordarão os temas Eficiência Industrial e de Energia, Mobilidade Urbana e Big Data. Confira neste link a agenda do evento:

A Hitachi e a inovação social

Ao abordar o tema Inovação Social, a Hitachi se refere a tecnologias e modelos de negócios que trazem mudanças positivas para a vida das pessoas e da sociedade, criando uma espécie de valor compartilhado. A temática se torna ainda mais relevante no contexto de empresas que trabalham com energia, água, transporte, saúde, manufatura, construção e recursos naturais. Esses segmentos concentram pelo menos 40% de todo o PIB global. Em franco crescimento, os valores chegaram a 76,4 trilhões de dólares em 2014 e devem saltar para 105,5 trilhões de dólares até 2020.

Na perspectiva da Hitachi, empresas que lidam com a inovação percebem que os desafios a serem superados – em geral questões ligadas à urbanização, mobilidade, energia sustentável, saúde e bem-estar – devem ser contemplados nos projetos de gestão. Durante o Fórum, os participantes terão a oportunidade de perceber que isso é possível, além de altamente rentável para suas respectivas empresas e organizações.

Histórico

Em 1910, a Hitachi foi fundada no Japão como uma oficina de conserto de equipamentos para mineração. Naquele momento, o país dependia fortemente de produtos e tecnologia importada, mas o fundador da Hitachi, Namihei Odaira, formou uma equipe que resolveu depender somente do recurso humano, ou seja, deles próprios. Desde então, o lema empresarial da Hitachi tem sido “contribuindo para a sociedade por meio do desenvolvimento de produtos e tecnologia superiores e originais”, o que, nos dias de hoje, significa manter o foco em melhorar a infraestrutura social por meio da integração de TI sofisticada, incluindo internet das coisas, computação em nuvem, Big Data, e análise de informação.

Atualmente, a Hitachi atua em diversos setores, incluindo Sistemas de Infraestrutura, Sistemas de Informação e Telecomunicações, Sistemas de Energia, Equipamentos de Construção, Materiais e Componentes de Alta Funcionalidade, Sistemas Automotivos e Serviços Financeiros, com um faturamento de US$ 93,4 bilhões e mais de 320 mil funcionários no Grupo. Atualmente, a empresa está em processo de desenvolvimento de cada um desses setores com soluções mundialmente integradas.

Outras publicações

Governo da Bahia nomeia 160 novos policiais civis e o coronel PM Hélio Gondim afirma: estamos 24 horas nas ruas prevenindo o crime Coronel da PM Hélio Gondim. Foi publicada nesta quarta-feira (28/11/2014), no Diário Oficial do Estado, a nomeação de 160 policiais civis, que irão ...
‘Obrigado’, água de coco produzida na Bahia chega ao mercado sem aditivos Água de coco da marca Obrigado. A bebida fabricada no Litoral Norte da Bahia é totalmente natural, sem adição de açúcares e conservantes. Indústria ...
Jornais denunciam restrição ao acesso a dados sobre crimes na Bahia Depois que a imprensa publicou matérias sobre um fim de semana violento em Salvador, com 30 homicídios em dois dias, a Secretaria de Segurança Pública...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br