Feira de Santana: SMT promove campanha pelo uso da cadeirinha

SMT promove campanha pelo uso da cadeirinha.

SMT promove campanha pelo uso da cadeirinha.

A SMT (Superintendência Municipal de Trânsito) está realizando uma campanha educativa entre os motoristas sobre o uso da cadeirinha e outros equipamentos que garantem a segurança de crianças, quando conduzidas em veículos. Os motoristas estão recebendo folhetos com informações sobre o uso, que é obrigatório, do equipamento, bem como a sua correta instalação.

Nas cadeirinhas, explica o superintendente Francisco Júnior, o deslocamento do corpo de uma criança, em caso de colisão ou frenagem brusca, não provoca problemas para ela. “O que a gente deseja é estabelecer condições de segurança para as crianças”. Ele disse ainda que os pais não devem compartilhar o mesmo cinto de segurança com uma criança. “Em caso de colisão, a criança pode terminar machucada”.

O Artigo 168 do Código Brasileiro de Trânsito prevê que a infração é gravíssima, com multa de R$ 191,54 e sete pontos na Carteira de Habilitação. A medida administrativa é a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada. A competência da fiscalização é estadual e municipal.

No folheto existem informações de que criança de até um ano deve ser transportada no bebê conforto ou conversível, as de 18 meses a quatro anos devem ser colocadas na cadeirinha; até sete anos, devem sentar-se no assento de elevação e até dez anos podem ser transportadas no banco traseiro, mas com cinto de segurança.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br